SERVIÇO & VOCAÇÃO

Quando uma pessoa tem a convicção e a paixão por exercer alguma atividade, diz-se que essa pessoa tem uma vocação. Por outro lado, a ideia de serviço no sentido geral da palavra, refere-se à atitude de servir, ou seja, de manter uma atitude de empatia com o próximo. Assim, o conceito de vocação de serviço refere-se à inclinação vocacional orientada para atender as necessidades do outro.

ZELADORAS

É constituído por sete elementos, cujas faixas etárias variam entre os 30 e os 80 anos.

Despendem entre 1h30 a 2 horas para a respectiva ornamentação do altar-mor e restantes altares.

O tipo de flores utilizadas na ornamentação varia consoante o gosto de cada elemento, embora em momentos especiais, como a Festa do Nosso Padroeiro: S. Mamede de Perafita, Pentecostes, Mês de Maria, Comunhões, haja uma maior preocupação com determinados aspectos, nomeadamente cores alusivas, etc.

É de salientar a beleza estética aplicada na ornamentação, proporcionando assim um maior brilho e alegria nas celebrações.

Uma grande maioria dos Elementos que constituem este movimento são reformados.

No que diz respeito à parte monetária, os custos são suportados pelos Elementos do movimento, salvo raras excepções, pela paróquia.

Todos os elementos desempenham este serviço por vocação e gosto, gosto esse que vem sendo transmitido de geração em geração.