VISITA PASTORAL

A visita pastoral Dom Pio foi uma ocasião de reavivar as energias das pessoas cristãs, de as louvar, encorajar e consolar, como também a oportunidade de chamar todos à renovação da sua vida pelos valores da bondade, vida saudável e justiça. A visita permite-lhe, além disso, avaliar a eficiência das estruturas e dos instrumentos destinados ao serviço pastoral, dando-se conta das circunstâncias e dificuldades do trabalho de evangelização para poder definir melhor as prioridades e os meios da pastoral orgânica (cf. Evangelho de S. Lucas 1, 68).  Agradecido estou porque conheci um pouco mais das potencialidades desta comunidade com uma clara resposta cristã à tarefa de deixar “este mundo um pouco melhor” e com uma positiva e espiritual atitude de serviço à humanidade e a Deus. Não visitamos todas as áreas da sociedade perafitense por impossibilidade de agenda (lazer, recreio, desporto, etnografia, lojas comerciais,…). As prioridades diocesanas para 2016-2020 serão muito úteis, tais como a continuidade dos projetos socio-caritativos e qualidade catequético-litúrgica.

Agradecido à Santíssima Trindade, aos que esqueci de referir na missa dominical crismal como a direção do Centro Social, os que arrumaram no fim dos encontros e celebrações, a boa difusão, o grupo de leitores,… e a S. Mamede de Perafita, pelo que se passou nestes dias. O  pároco dá Graças a Deus pelas colaborações, desde o mais pequenino gesto até à magna celebração do domingo de encerramento.

Pe. José Barros