NOTÍCIA
São Mamede 2020
Existe uma expressão usual para estimular a proactividade perante uma dificuldade: “se a vida só te dá limões, faz uma limonada”
Neste ano atípico só tem dado limões...então faça-se uma limonada!
Foi essa a atitude dos paroquianos de S. Mamede de Perafita.
Na impossibilidade de ofertar ao santo padroeiro, à comunidade perafitense e aos inúmeros visitantes, o habitual e laborioso tapete de flores, a paróquia soube apresentar alternativas, edificando-se através de outras formas de arte.
Foi lançado um desafio para despertar as veias poéticas que se expressaram por quadras, outro desafio para a expressão plástica dos catequizandos pintarem o padroeiro e, por fim, o lavor de grandes artistas, expressou-se no croché que surpreendeu a todos ao verem a sua beleza em volta das árvores, no gradeamento do adro e na entrada da igreja, além de colchas nas varandas e janelas de várias casas.
No primeiro domingo de Julho, como já é tradição na nossa paróquia, celebrou-se a eucaristia do S. Mamede. Diferente, é verdade, mas é sempre o ponto central da nossa festa do padroeiro. No adro da igreja, uns à sombra outros ao sol, com o novo adereço das máscaras, os paroquianos, as autoridades autárquicas, os voluntários do acolhimento, o brilhante coro em versão reduzida pelos motivos conhecidos e os diligentes acólitos em número ponderado, ajudaram ao celebrante Padre José Barros, ajudado pelo Diácono Abel Carneiro a valorizar o melhor possível um S. Mamede diferente, em versão pandemia.
É nas dificuldades que se vê a fibra das pessoas e por esta demonstração na festa do padroeiro, a paróquia sabe reagir às adversidades e até demonstra talentos desconhecidos.
Só podemos esperar um S. Mamede de 2021 ainda mais vigorado do que anteriormente e entretanto até lá:
“S. Mamede te levede o pão de muito e bom grão”
F.A.