UMA FÉ DE OLHOS ABERTOS

Existe uma frase que, apesar de muitas vezes ouvida, não perde o sentido que contém: “Ninguém dá aquilo que não têm”.

E, se ela se aplica no âmbito material, adquire um extremo sentido na perspectiva da interioridade, e, no caso particular, da fé.

Assim, a importância dos momentos de formação saem reforçadas, com esta necessidade de “preencher” a nossa interioridade para a podermos partilhar nas nossas palavras e, principalmente, nas nossas acções.

Consciente dessa realidade, a Vigararia de Matosinhos tem promovido nos últimos anos, os retiros vicariais setoriais.

No feriado, 01 de Dezembro, houve 2 retiros vicariais:

- A Eucaristia, sacramento de caridade: o anúncio da Palavra, como obra de amor, dedicada aos coralistas e leitores que decorreu no Centro Social João Paulo II, em Esposende;

- Ágape, Eucaristia e Caridade, dedicada ao setor da Caridade (MEC’s, Vicentinos, Visitadores, ...) que decorreu na Casa Diocesana de Vilar, no Porto;

Os encontros foram muito enriquecedores quer no conteúdo quer no sentido que não estamos só porque noutras paróquias da Vigararia, percorre-se caminhos semelhantes e enfrentam-se realidades análogas.

Este reforço da vontade com a descoberta de possíveis novas soluções, fez que os participantes sentissem que tem que ser uma cristandade que se tem de expressar tanto na caridade, como o já faz na liturgia e que tem que ser uma “fé de olhos abertos”.