RESTAURO S. ROQUE E S. JOÃO BATISTA

Tratamento de conservação e restauro de 2 pinturas sobre tábua, do séc. XVII pertencentes à Igreja de S. Mamede de Perafita

As pinturas sobre tábua, de S. Roque e S. João Baptista, regressaram à Igreja de S. Mamede de Perafita, após intervenção de conservação e restauro. O projecto durou três meses e teve como objectivo resolver os problemas de conservação que as pinturas apresentavam, podridão do suporte de madeira, fendas e fissuras, lacunas da camada pictórica (tinta) e verniz muito amarelecido com sujidades aderentes.

De todo o processo, a limpeza foi a que teve mais impacto, porque a remoção do verniz e sujidades revelou cores vibrantes e pormenores que se encontravam parcialmente ocultados pelo verniz amarelecido que cobria toda a superfície das pinturas.

Durante a intervenção levada a cabo por conservadores-restauradores, foi assegurada a integridade da obra original, compatibilidade dos materiais introduzidos e a garantia de que estes não representarão um problema para a sua conservação futura.

Pormenor do rosto de S. João Baptista. Janela de limpeza (área assinalada a tracejado branco), remoção do verniz amarelecido e de sujidades aderentes.

Pormenor da túnica e bastão do S. Roque, antes da intervenção, após a limpeza físico-química, preenchimento e nivelamento de lacunas e, por fim, depois da intervenção.

Pormenor após a limpeza físico-química, preenchimento e nivelamentos de lacunas com massa de preenchimento.

Mesmo pormenor após a reintegração pictórica das lacunas e fendas com a técnica de tratteggio (traços finos de cor justapostos) e aplicação de verniz protecção final.

Mariana Ximenes

Conservadora - Restauradora