Pedras Vivas - Eleição de conselhos

A força de qualquer organismo, instituição ou entidade é sempre a valia dos elementos que lhe dão vida.

Os católicos sabem-no bem quando cantam: “Nós somos as pedras vivas do Templo do Senhor”.

Sim, a Igreja viva será a força das suas pedras vivas.

Tal como pela geologia sabemos que nem todas as pedras são iguais, também sabemos por S. Paulo pela sua 1ª Epístola aos Coríntios que existem diversos carismas.

Assim, os leigos mais empenhados ou inconformados, vão-se constituíndo em grupos ou assumindo diferentes missões, no âmbito do seu munus baptismal dando vida à Igreja.

Essa “força” é a “força” da Igreja.

Sabemos que a primazia da orientação da Igreja é do clero, no entanto, também o clero sabe a importância da co-participação dos leigos nas resoluções.

Nesse sentido, principalmente, pós Concílio Vaticano II, a Igreja tem criado mecanismos de apoio e consulta do clero na gestão e dinâmica das paróquias.

No cumprimento desse desígnio, existe o Conselho Pastoral Paroquial com a presença de todos os grupos da paróquia. Entre os quais se elege uma Comissão Permanente que reúne mensalmente.  Na parte do apoio na gestão existe o Conselho Económico.

A nossa paróquia, neste Janeiro, renovou todos estes Conselhos.

A todos aqueles que terminaram o seu mandato, o obrigado pela sua postura de serviço.

Àqueles que iniciam o mandato de um novo triênio, votos de bons conselhos no serviço da Igreja.

Bem hajam.

FA