QUEM SOMOS

A Paróquia de S. Mamede de Perafita está inserida na Vigararia de Matosinhos, Diocese do Porto. Dela, neste momento, fazem parte 12 organismos e um Centro Social: o Centro Social Paroquial Padre Ângelo Ferreira Pinto. Como o próprio nome indica, o padroeiro desta Paróquia é o mártir S. Mamede, cuja festa se celebra anualmente no 1º Domingo de Julho.

IGREJA S. MAMEDE DE PERAFITA

Segundo a monografia da Vila de Perafita, editada pela Junta de Freguesia e Câmara Municipal, “trata-se de um templo de dimensões assinaláveis, construído em estilo barroco. A sua frontaria é enquadrada, aos flancos, por um par de torreões, tendo um sino e um relógio.” Ao contrário do que acontecia de origem, está revestida de azulejos azuis e brancos. Merece destaque, ainda no emolduramento do pórtico em pedra de armas que remata o alçado barroco. “No interior, realça-se a talha dourada do frontispício, da autoria do mestre Francisco José da Silva, deve datar cerca de 1760 de gosto rocaille“. Em 1993 o templo foi remodelado, na qual se aplicou os atuais vitrais, procedeu-se ao restauro do órgão de tubos (estima-se do sec. XVIII com autoria de Manuel Sá Couto) pelas mãos de António Simões“.  Da igreja primitiva nada resta. Nem mesmo o local pode ser conhecido com segurança. O mais provável é que tenha, como em muitas outras situações, nascido onde hoje se encontra e sofrido progressivos aumentos.

CENTRO SOCIAL PE. ÂNGELO FERREIRA PINTO

O Centro Social Paroquial Padre Ângelo Ferreira Pinto é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) fundada pelo saudoso Padre Ângelo Ferreira Pinto. Em 1987 o Padre Ângelo Ferreira Pinto, com o apoio do arquiteto Afonso Sá, de alguns particulares e de algumas entidades locais, mandou construir o Centro Social e Paroquial de Perafita, sendo este inaugurado a 17 de Janeiro de 1988. Aquando do 2° aniversário do falecimento do Padre Ângelo, em 1999, este Centro passou a ser chamado de Centro Social e Paroquial Padre Ângelo Ferreira Pinto.

Situado em Perafita – Matosinhos, possui espaços e condições físicas reconhecidamente privilegiadas para a prática de serviços de caráter social. Serve a comunidade local com serviços de apoio a Infância e comunidade Sénior.

Visite www.centropadreangelo.pt