Quando uma pessoa tem a convicção e a paixão por exercer alguma atividade, diz-se que essa pessoa tem uma vocação. Por outro lado, a ideia de serviço no sentido geral da palavra, refere-se à atitude de servir, ou seja, de manter uma atitude de empatia com o próximo. Assim, o conceito de vocação de serviço refere-se à inclinação vocacional orientada para atender as necessidades do outro.

SERVIÇO & VOCAÇÃO

PASTORAL DA FAMÍLIA

Tendo aproveitado, como ponto de partida, o Ano Internacional da Família, a Paróquia de S. Mamede de Perafita, entendeu fazer-se representar por um casal, nas várias reuniões e eventos de âmbito vicarial e diocesano, relacionados com temas da Pastoral Familiar.

A partir do início de 2015, de modo a melhor poder responder às solicitações e dinâmicas, que passaram a ser tratadas, de modo mais particular, tanto na Paróquia como na Vigararia e Diocese, este organismo foi reforçado por mais quatro casais.

Ao assumirmos como principal lema "SER FAMÍLIA", temos procurado agir, analisar, refletir e tentar descobrir, quais os principais problemas relacionados com a Família, sobretudo na nossa paróquia e normalmente enquadrados no âmbito da Pastoral Familiar.

Nos dois "Encontros de Famílias" já realizados desde 2015, foram debatidos temas como Educação, Família, Matrimónio e Igreja, e mais recentemente, tendo por base a Encíclica " A Alegria do Amor", estamos a projectar realizar outras iniciativas, sempre alinhadas com o nosso pároco, tais como:

a bênção das grávidas,

a criação do dia paroquial dos avós,

a participação anual, dos casais jubilados da paroquia, no dia Diocesano da Família.

Este organismo tem por sistemática, reunir-se mensalmente, ao segundo domingo de cada mês, com a presença do sr Padre Barros.

PF