2º Domingo de Páscoa

TUDO CRÊ

Texto Litúrgico:

Esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. (2ªeitura)

(Cap. IV)

Esta confiança reconhece a luz acesa por Deus, que se esconde por trás da escuridão (AL 114-115).

a partir do Hino do Amor

Ajudai-nos, Senhor, no meio das tribulações, a continuar a acreditar na vitória do bem, da justiça e do amor.

Não permitais que caiamos na dúvida, no protesto, na descrença. Concedei que nas nossas famílias haja um ambiente de confiança sólida e carinhosa.

3º Domingo de Páscoa

TUDO DESCULPA

Texto Litúrgico:

Se alguém pecar, nós temos Jesus Cristo, como advogado junto do Pai.

(2ª leitura)

(Cap. IV)

Aceita com simplicidade que todos somos uma complexa combinação de luzes e sombras (AL 111-113).

a partir do Hino do Amor

Ensinai-nos, Senhor, a tratar com toda a delicadeza e com toda a serenidade os que nos desprezam e difamam.

Ajudai-nos a construir, nas nossas famílias e comunidades cristãs, um ambiente de partilha, de paz, de perdão e de aceitação recíprocas.

4º Domingo de Páscoa

NÃO SE IRRITA NEM GUARDA RESSENTIMENTO

Texto Litúrgico:

Ele é a pedra que vós rejeitastes e que veio a tornar-se pedra angular.

(1ª leitura)

(Cap. IV)

Lutar contra o mal, mas sem violência interior. Não te deixes vencer pelo mal (AL 103-104).

a partir do Hino do Amor

Ajudai-nos, Senhor, a dizer não à violência interior e a sermos uma bênção para aqueles que vivem connosco.

Libertai-nos do ressentimento e da ira para sermos construtores da paz e do amor.

Dai-nos uma coração compreensivo e tolerante para com todos.

5º Domingo de Páscoa

É PRESTÁVEL

Texto Litúrgico:

Não amemos com palavras e com a língua. (2ª leitura)

(Cap. IV)

O amor mostra a sua bondade nas ações. Amar é fazer o bem (AL 93-94).

a partir do Hino do Amor

Auxiliai-nos, Senhor, a desfazermo-nos do nosso ser fechado e egoísta, para nos colocarmos ao serviço dos irmãos.

Fazei que nas nossas famílias se pratique a caridade para com os mais pobres.

Dai-nos a capacidade de ver, no rosto dos mais débeis e desprezados deste mundo, o lugar originário da Vossa manifestação.

6º Domingo de Páscoa

REJUBILA COM A VERDADE

Texto Litúrgico:

Disse-vos estas coisas para que a minha alegria esteja em vós. (Evangelho)

(Cap. IV)

Alegra-se com o bem do outro, quando se reconhece a sua dignidade (AL 109-110).

a partir do Hino do Amor

Dai-nos, Senhor, a capacidade da verdade, da lealdade e da sinceridade. Não permitais que pre ramos o sucesso à verdade, a nossa reputação à justiça.

Ajudai-nos a dizer não à mentira que destrói a confiança e a serenidade das relações humanas.

Ascensão

TUDO ESPERA

Texto Litúrgico:

Porque estais a olhar para o Céu?
(1ª leitura)

(Cap. IV)

Não desesperar do futuro. Aguardar aquela plenitude que, embora hoje não seja visível, há de receber um dia no Céu (AL 116-117).

a partir do Hino do Amor

Fazei-nos, Senhor, no meio de toda a escuridão e incerteza, portadores da esperança e da confiança. Libertai-nos da tentação do desespero e do pessimismo.

Não permitais que os momentos de desilusão e de sofrimento nos tirem a alegria de viver e a vontade de partilhar.

Pentecostes

NÃO ACABA NUNCA

Texto Litúrgico:

O amor de Deus foi derramado em nossos corações. (2ª leitura)

(Cap. IV)

Com efeito, este amor forte, derra- mado pelo Espírito Santo, é reflexo da aliança indestrutível entre Cristo e a humanidade que culminou na entrega até ao m na Cruz. (AL 120).

É preciso pôr de lado as ilusões e aceitá-lo como é: inacabado, chama- do a crescer, em caminho (AL 218).

a partir do Hino do Amor

Ajudai-nos, Senhor, a cultivar nas nossas famílias a incondicionalidade e a indissolubilidade do amor.

Dai-nos uma fidelidade que resista ao desfalecimento e um amor que supere todas as dificuldades.

Fazei das nossas famílias lugares onde irradia o amor e a alegria do Evangelho.