QUEM SOMOS

A Paróquia de S. Mamede de Perafita está inserida na Vigararia de Matosinhos, Diocese do Porto. Dela, neste momento, fazem parte 12 organismos e um Centro Social: o Centro Social Paroquial Padre Ângelo Ferreira Pinto. Como o próprio nome indica, o padroeiro desta Paróquia é o mártir S. Mamede, cuja festa se celebra anualmente no 1º Domingo de Julho.

PE. JOSÉ BARROS

A 9 de Março de 1970 nasce José António de Sousa Barros, em Bustelo (Penafiel). Entrou para o Seminário do Bom Pastor (Ermesinde) em 1981 e inaugurou o ano zero da Faculdade de Teologia (12° ano) da Universidade Católica Portuguesa (UCP) no Porto em 1987.

Em 1988 inicia os seus estudos no Seminário Maior do Porto e torna-se colaborador da Revista “ATRIUM”. No ano letivo 1992/1993 é nomeado Vice-presidente da Federação Nacional Associações de Estudantes de Teologia.

É ordenado Diácono em 1994 e realiza o seu estágio pastoral na paróquia de N.a Sra. da Ajuda – Pasteleira Porto. Durante esse ano completa uma Pós-Graduação em Pastoral na UCP – Porto.

Em 1995 termina a sua Licenciatura em Teologia com uma Tese sobre a identidade do ministério sacerdotal em D. António Ferreira Gomes. Nesse mesmo ano, a 9 de Julho, é ordenado Presbítero por D. Júlio Tavares Rebimbas e nomeado Pároco de Vila Boa de Quires – Marco de Canaveses. Em 1996 e 1997 é nomeado Pároco de S. Mamede de Recesinhos – Penafiel e S. Martinho de Recesinhos-Penafiel, respetivamente, em regime de acumulação.

Foi membro do Conselho Presbiteral da Diocese do Porto entre 2003 e 2009 e secretário do Curso Intervicarial de Animadores (Região Nordeste e Sobretâmega) para a catequese de adultos entre 1997 e 2005. Em 2004 foi monitor do Curso Pastoral de Saúde – Escola dos Ministérios de Caridade, Torre da Marca, Porto e, em 2005, foi membro da equipa de coordenação diocesana para Leitura Crente da Bíblia.

Em 2010 termina o Mestrado em Doutrina Social da Igreja na Faculdade de Teologia da UCP - Porto com uma Tese sobre a Dignidade da pessoa humana como base para receção do Evangelho em D. António Ferreira Gomes.

Em 2015 é nomeado Diretor-adjunto Espiritual do Movimento de Cursilhos de Cristandade.

A 24 de Setembro de 2016 faz a entrada solene como pároco na Paróquia de S. Mamede de Perafita – Matosinhos e, a 25 de Setembro, como pároco na Paróquia do Divino Salvador de Lavra – Matosinhos. Nesse mesmo ano torna-se assistente Vicarial da Pastoral Juvenil em Matosinhos.

                                                                                                                    CPS.MP

1997 - 2016
PE.LUIS MATEUS

Luís Manuel Cordeiro da Silva Mateus, nasceu a 13 de Outubro de 1969 em Salazar-Angola. É filho de António Fernando Alves da Silva Mateus (já falecido) e Maria da Graça Cordeiro Mateus. Tem mais 4 irmãos e Ele é o mais novo deles. Viveu em Salazar-Angola até aos 5 anos, altura que teve que vir para Portugal por causa da guerra no Ultramar. Chegado a Portugal foi viver para casa de familiares, sua avó materna em Carviçais, Moncorvo. Lá começou a sua Escola Primária e entrou na catequese onde fez a Primeira Comunhão.

 

Quando seus pais regressaram de vez a Portugal e assentaram a sua vida em termos profissionais, na cidade do Porto, veio para junto deles com os irmãos, onde retomou os estudos da Primária na Escola Primária do Covelo. A nível da catequese foi feita na Paróquia Senhora da Conceição, ao Marquês. Pertencendo a uma família católica praticante  onde o mais importante era rezar e estar bem com Deus e os outros, vendo também no seu pároco um enorme exemplo, foi crescendo naturalmente como uma criança. Tudo isto muito natural até que um dia lhe foi perguntado se queria ir para o Seminário? A resposta foi logo de imediato “Sim” sem olhar para trás. Assim foi, fez o pré-seminário (ia aos fins de semana) e nessa altura tinha uns 10 anos. O pré-seminário ajudou a que dois anos mais tarde, entrasse para o seminário do Bom Pastor onde começo no 7º ano até ao 10º ano. Depois veio a mudança, veio para o Seminário de Vilar, no Porto onde fez o 11º ano e o ano Propedêutico da Faculdade católica.

 

Sempre convicto do que queria, as decisões começavam a aparecer e tinha que avançar. Foi então aí que entrou para o Seminário Maior do Porto, tendo aulas na Universidade Católica e onde concluiu os seus estudos com a Licenciatura em Teologia, sempre com o acompanhamento da família, do Pároco do Marquês e dos amigos. Em Outubro de 1993 foi para a Paróquia de Matosinhos como aluno finalista, para fazer a sua pastoral. Aí permaneceu, foi Ordenado Diácono em Julho de 1994,  em Julho de 1995 foi ordenado Presbítero e aí permaneceu até 1997. Em Janeiro de 1997 faleceu O Sr. Padre Ângelo Ferreira Pinto, Pároco da Paróquia de Perafita e o Sr. Padre Mateus foi nomeado Pároco de Perafita nesse mesmo ano.

 

Deu entrada na Paróquia de Perafita em 27 de Julho de 1997 onde, tudo o que lhe foi pedido o fez com toda a dignidade e amor, ano após ano, conforme só Ele o sabia fazer e permaneceu como Pároco até ao dia 18 de Setembro de 2016.

1973-1997
PE. ÂNGELO FERREIRA PINTO

A 10 de Outubro de 1933 nasce Ângelo Ferreira Pinto, em Fiães - Santa Maria da Feira. Cedo sente a sua vocação, tendo ingressado ainda com 10 anos no Seminário, vindo a ser ordenado presbítero em 1956. Foi Coadjuntor do seu tio, o Padre Ramiro Ferreira Pinto, na Paróquia de Águas Santas.

A música foi desde muito cedo uma paixão, pelo que ingressou, em tempo oportuno, no Conservatório de Música do Porto, onde terminou o Curso Superior de Canto e o 2º ano Superior de Composição. Paralelamente, terminou com distinção o curso de Canto Gregoriano. Foi professor no Seminário de Vilar e no Conservatório de Música do Porto. Na Diocese do Porto fez parte do Serviço Diocesano de Música Litúrgica e foi cofundador e codiretor do Coro da Sé.

 

Assume as funções de pároco em S. Mamede de Perafita em 2 de Setembro de 1973 e, a 5 de Outubro de 1973, menos de 1 mês depois de assumir funções na nova Paróquia, cria o Grupo Coral da Paróquia de Perafita (hoje Grupo Coral Paroquial Padre Ângelo Ferreira Pinto).

É desde cedo que se sente impulsionado a compor música para a liturgia. Estavam passados poucos anos após o Concílio Vaticano II e pouco estava feito na área da Música pelo que, Pe. Ângelo, depois de observar o que o rodeava, nomeadamente na Vigararia de Matosinhos, decide avançar com algumas iniciativas em prol da música litúrgica, entre elas compor em vernáculo para o seu e tão querido Coro Paroquial e os demais desta Vigararia. Em 1975 cria o Encontro de Coros da Vigararia de Matosinhos, um dos primeiros a nível nacional.

 

Em 1980 cria o Agrupamento nº608 – Perafita, do CNE – Escutismo Católico Português - juntamente com os casais Vigo (José e Silvina) e Borges (José e Alzira). Em 1984, consciente das necessidades novas que o crescimento do CNE implicava, torna-se Assistente do Núcleo Litoral. Em 1989 faz o Curso de Adjunto de Formação, na dupla qualidade de participante e Assistente já formador no Curso. Em Setembro de 1990, o Bispo do Porto D. Júlio Tavares Rebimbas nomeia o Padre Ângelo Ferreira Pinto Assistente Regional. O período em que exerceu este serviço fica marcado por grandes acontecimentos na vida da Região. Com ele, de fato, o Escutismo conheceu Novos Rumos de aprofundamento espiritual, de consciência eclesial e de compromisso pastoral e evangelizador.

A 17 de Janeiro de 1988 é inaugurado o Centro Social e Paroquial de Perafita (hoje Centro Social Paroquial Padre Ângelo Ferreira Pinto). Este, surgiu da vontade do então pároco e de alguns particulares e entidades locais que, apoiados pelo arquiteto Afonso Sá, colmataram algumas das necessidades sociais da altura.

A 30 de Janeiro de 1997 Deus chama até Si Pe. Ângelo Ferreira Pinto. Nos quase 64 anos que medeiam entre 33 e 97 tivemos, porém, uma vida plena ao serviço dos outros.

 

                                                                                                      

Emanuel Pacheco

                                                                                 

 Pe. José Nuno Ferreira da Silva

                                                                                                                    CPS.MP

PE. HEITOR DE CARVALHO VIEIRA PINTO

1962-1973

PE. ANTÓNIO DOS REIS E SILVA

1957-1962

PE. ANTÓNIO DUARTE DA SILVA

1943-1957

PE. ANTÓNIO DA COSTA RAMOS

1907-1943

PE. JOSÉ ALVES MOREIRA

1885-1906

SOBRE NÓS

A Paróquia de S. Mamede de Perafita está inserida na Vigararia de Matosinhos, Diocese do Porto. Dela, neste momento, fazem parte 12 organismos e um Centro Social: o Centro Social Paroquial Padre Ângelo Ferreira Pinto.

LOCALIZAÇÃO

PARÓQUIA DE SÃO MAMEDE DE PERAFITA


Praceta Padre Ângelo Ferreira Pinto, nº 25
4455-469 PERAFITA

COMUNICAÇÕES PAROQUIAIS

Para receber a newsletter ANuntio e todas as

comunicações paroquiais, indique:

Copyright © 2017 Todos os direitos reservados Paróquia de S. Mamede de Perafita