Panamá in Douro - Testemunho

O Panamá in Douro foi uma atividade organizada pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil do Porto, nos dias 26 e 27 de janeiro, com o intuito de proporcionar a nós, jovens do Porto, a participação nas JMJ do Panamá. Desta forma, fomos capazes de reduzir distâncias e fronteiras e, sem sair da nossa cidade, conseguimos viver o espírito das JMJ, espírito esse que é de oração e comunhão, com o Papa Francisco e os jovens de todo o mundo. Neste encontro participaram grupos de jovens de toda a diocese do Porto e de vários outros pontos do país.

O dia começou com uma catequese orientada pelo nosso bispo, D. Manuel Linda, que nos falou de Maria como a primeira missionária da igreja. Aquela que um dia disse SIM à missão que Deus tinha para ela. Falou-nos também do nosso papel enquanto cristãos: construir pontes, não muros e deixarmo-nos de exterioridades para começarmos a “olhar” mais para o nosso interior, em atitude de contemplação e oração.

Depois do almoço, fizemos uma caminhada desde a igreja de Valbom até ao pavilhão multiusos de Gondomar onde, à nossa espera, havia jogos, música e muitos abraços grátis. Durante a tarde ouvimos algumas pessoas que nos falaram da sua missão; percebemos com estes testemunhos que não precisamos de sair das nossas casas para sermos missionários. Gostei especialmente da história de vida de uma casal, que a tomou como missão. Esperavam um filho muito desejado quando, na primeira ecografia, lhes foi dito que ele não iria sobreviver muito tempo após o nascimento, uma vez que tinha uma malformação: tinha um coração muito grande que crescia fora do peito!...este casal podia ter desistido, podia ter sofrido, podia ter renunciado a um Deus que os privava de alguém que tanto amavam, porém, à semelhança de Maria, aceitaram esta missão que Deus lhes deu e disseram até ao último momento de vida do Joaquim (era este o nome do bebé) “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua vontade”. Testemunhos que nos deixam a pensar e a sentir como a fé é maravilhosa.

Ao fim da tarde, foi a vez de nos presentearem com um musical, “Jesus Christ Super Star”, preparado por alguns grupos de jovens da nossa Diocese.

Mas não pensem que foi só música e brincadeira… Durante todo o fim de semana houve um espaço de oração e reconciliação, onde o Santíssimo esteva exposto para quem o quisesse visitar.

À noite, e uma vez que somos jovens, nada melhor do que uns concertos de música animada, para cantarmos e dançarmos! Esta diversão ficou a cargo de algumas bandas de música religiosa, como os Spiritus, a Banda Jota ou os Follow Him, terminando com a voz maravilhosa da  Claudine Pinheiro, que fez a ligação perfeita ao momento que se seguiu, que foi uma surpresa marcante: a vigília de oração. Foram lidas 7 leituras sobre Maria, desde o Pentecoste até à Anunciação e cada uma delas foi interpretada de uma forma muito especial por vários artistas. A Adoração ao Santíssimo, não podia faltar num fim de semana tão rico como este e, num ambiente de oração, silencio e contemplação adoramos aquele que nos chama. No outro lado do mundo, também os jovens rezavam, juntamente com o Papa, em Vigília de Oração, e nós, em direto, e já a altas horas da madrugada fomos acompanhando, enquanto conseguimos manter os olhos abertos.

No dia seguinte, acordamos cedo em oração de Taizé.

Alguns ecos do Sínodo dos Bispos foram soando e, às 11h30 começou a Eucaristia presidida pelo nosso Bispo do Porto, D. Manuel Linda, na qual pediu aos jovens para serem “eco da pastoral juvenil” e “estar de pé perante Deus e ao pé dos outros”.

Terminámos este encontro da melhor maneira possível, com a revelação do país que irá acolher as Jornadas Mundiais da Juventude em 2022. Foi num ambiente de alegria imensa e muitas lágrimas de felicidade à mistura, que ouvimos o nome: PORTUGAL!

Aprendamos a ser como Maria, aceitando a missão que Deus tem para nós!

Preparemo-nos para receber os jovens de todo o Mundo!

“Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra!”

Grupo de Jovens - Mãos de Deus