NOTÍCIAS

O momento alto da visita pastoral a S. Mamede de Perafita, Matosinhos realizada por Dom Pio Gonçalo Alves de Sousa, e considerada por todos de grandioso propósito para a vida espiritual da comunidade, verificou-se no domingo, 15 de Janeiro, na celebração eucarística solene que incluiu a administração do Sacramento do Crisma a 26 crismados. Este momento festivo contou, também, com as presenças do Sr. padre José Barros, pároco desta comunidade, dos padres Luís Mateus, Joaquim Santos, do frei Joaquim Augusto (franciscano) e, ainda, do diácono Abel Carneiro. Também se fizeram representar algumas coletividades desta freguesia, tais como o Grupo Desportivo Aldeia Nova, Rancho Folclórico de Aldeia Nova; G. D. R Juventude das Ribeiras e o F. C. de Perafita.

Durante a  sua homilia, o prelado manifestou o seu agradecimento pela forma como foi recebido em todos os momentos desta visita pastoral, referindo que foi testemunha duma comunidade paroquial  com vida exemplar e, por isso, com a responsabilidade para o futuro de abrir o coração a mais pessoas para a humanidade, considerando que neste projeto de Deus ninguém está dispensado; todos fazem falta. Referiu ainda que “os cristãos são os mediadores e destinatários da boa nova de Jesus Cristo, sendo também sua a responsabilidade de O anunciar”. Deixou palavras de apreço aos recém crismados e alertou que o Sacramento do Crisma, agora recebido, não é um certificado de despedida, mas antes uma afirmação de continuidade responsável”.

Já nos agradecimentos finais, o Sr. padre Barros,  manifestou a sua gratidão a todos, especialmente ao Sr. Bispo Dom Pio Alves pela visita Pastoral realizada. Agradeceu ao Sr. padre Luís Mateus pela boa herança pastoral recebida. Dirigiu também a todos os paroquianos e organismos que estiveram envolvidos mais diretamente na visita Pastoral o seu sincero agradecimento.

Pe. José Barros

Leitores