Semana Bíblica

No princípio...assim começa a História da Salvação.

Em princípio esta história dava um livro.

Não, não deu...deu mais do que um livro...deu 73 livros, para ser mais preciso...e de cada vez que se lê, redescobre-se....numa procura contínua do sentido da vida.

A semana bíblica começou com as pessoas certas, os jovens.

Agora que a Igreja está envelhecida na Europa, redescobre a importância dos jovens como o presente e o futuro da igreja (ainda recentemente o Papa Francisco promoveu o Sínodo dos jovens).

A Semana Bíblica começou com os jovens, na sexta 9 de Novembro, com a invocação do Espirito Santo. O Grupo de Jovens Mãos de Deus soube “pegar” no tema e encenar uma excelente vigília com a alegria que é própria dos jovens e assim foi dado o início a esta semana especial.

Seguiu-se o contacto com as crianças no fim-de-semana, 10 e 11, quer na eucaristia das 16h10, na das 19h de sábado quer na missa das 10h de domingo com a entronização da Bíblia. Na tarde de domingo ainda houve uma visita aos escuteiros que vivenciavam o seu Acagrup na cidade do Porto.

A semana prosseguiu com visitas a doentes, aos grupos de oração constituídos pelas diversas ruas de Perafita. O próximo deixou de ser vizinho e passou a ser cumplice na descoberta da bíblia.

Todas as noites houve um espaço de vígíla de oração.

Na segunda, descobrimos a Criação, a nossa inserção nela e o apelo de perservação que nos transmite o documento papal Laudatio Si.

Na terça, o tema da noite foi o chamamento de Deus que a todos nos chama e falou-se dos profetas que nos servem de referencial.

Na quarta, a tónica esteve na misericórdia de Deus manifesta no perdão e, como tal, só podia ser concluída com as confissões.

Na quinta, a centralidade foi Jesus Cristo e, nada melhor do que uma eucaristia, a verdadeira acção de graças, para dignificar a memória de Jesus Cristo, o centro da História da Salvação.

Na sexta, o tema foi a Igreja e a noção de que todos somos as pedras vivas que estruturam a mesma Igreja.

No sábado, a eucaristia teve em Maria, Mãe da Igreja e modelo de escuta, o modelo que devemos tentar imitar.

A culminar toda esta semana intensa, tivemos no domingo a eucaristia de encerramento com o desfile bíblico que envolveu imensas personagens que ficaram na retina dos paroquianos que aprenderam de uma forma mais visual, as divisões e os grandes relevos da História da Salvação.

Simbolicamente tinham sido distribuídas sementes no primeiro fim de semana e neste último dia foram trazidas para serem visualizado o seu crescimento.

Depois do compromisso, feito com a bíblia na mão, no momento de acção de graças, se encerrou a eucaristia e a semana bíblica...que a semente cresça, cresça...porque a bíblia é um livro inesgotável.

Fernando Andrade