NOTÍCIAS

40º Aniversário do 608

  Todos nós sabemos que a sabedoria de um povo se vai acumulando com o tempo, ao ponto de conseguir criar ditos, adágios e provérbios que se adequam a quase todas as situações.

  Neste tempo anómalo, há um dito que nos vem à memória: “Quem não tem cão, caça com gato.”

  A evocação deste ditado, prende-se com o 40º aniversário do Agrupamento  608 Perafita do CNE.

Formação MEC Fevereiro 2020

A eucaristia é a fonte dominical de todo o cristão.

A eucaristia é a fonte da acção dos ministros extraordinários da comunhão.

A eucaristia é sempre a fonte da nossa fé.

Este foi o tema principal apresentado pelo Cónego João Peixoto na formação obrigatória dos Mec’s, nos dias 26 de Janeiro na Casa Diocesana do Seminário de Vilar e no dia 12 de Fevereiro, no Salão Paroquial de S. Mamede de Infesta.

Promessas Fevereiro 2020

Quando se anuncia que o nosso país é um dos países mais velhos do mundo  (constasta-se, mas, ainda não se reflete sobre as causas), os sinais de vitalidade são importantes de registar.

Nesse sentido se enquadra a feliz decisão de passar as actividades do 608 do domingo para o sábado.

O nosso agrupamento 608 Perafita aumentou cerca de 20%.

Ciclo de Cinema

Por vezes a vida traz-nos oportunidades e nós não sabemos aproveitá-las.

Umas vezes porque estamos distraídos e não estamos despertos às ofertas disponíveis, outras vezes, é porque mesmo despertos, não entendemos as possibilidades que nos oferecem.

Cantar das Janeiras 2020

1,2...1,2...afinar gargantas....1,2,...pronto....

 

Nós não vimos por Janeiras

Que nós Janeiras trazemos

Vimos por obrigação

Que nesta casa devemos.

Madeiro 2020

Diz o povo que “o homem põe e Deus dispôe!”

A intenção era queimar o madeiro em praça pública, como lembra a tradição, mas, o tempo não ajudou.

Acagrup 2019-2020

  “O quadrado está feito. De um lado, a Ala dos Namorados, do outro os arqueiros...os lobitos, os exploradores, os pioneiros, os caminheiros, os animadores...estão a preparar-se para a grande batalha da nossa história.”

  Esta foi uma parte importante daquilo que foi o Acagrup.

Formação MEC Setembro 2019

Quando o sol raia e penetra pelas frinchas da janela, sabemos que é hora de levantar. Quando o sol está a pino, sabemos que é hora de reconfortar o estômago. Quando o sol se põe, sabemos que é hora de repouso.

  

Encontro de Animadores 2019

Num clássico da literatura, próprio para crianças e adultos não obtusos, encontra-se o seguinte diálogo muitas vezes reproduzido:

“Alice perguntou ao Gato Cheshire...pode dizer qual o caminho que devo seguir?

ACAVE 2019

O fundador do escutismo, Baden-Powell (B.P.), foi também um excelente artista. A concluir o livro “Escutismo para Rapazes”, aparece um desenho seu, fazendo referência ao acampamento na Ilha de Brownsea, o primeiro acampamento escutista. Na ilustração, aparece um carvalho, personalizando um escuteiro e uma bolota exprimindo Brownsea.

Dia da Comunidade 2019

O povo português é claramente um povo de tendência mariana. A prova dessa verdade é a quantidade de santuários marianos que proliferam em todo o território nacional.

  

São Mamede 2019

A azáfama procede o evento.

Projeta-se o trilho verde e outras cores.

Primeiro o tema. Segue-se o equema. Giza-se um plano.

Os verdes, um fundo de esperança.

As flores, oh as flores, onde arranjar as flores?

Terço na Vila 2019

Um...dois...três...

Na simbologia dos números, o número três é sagrado em muitas religiôes.

Um...dois...três...

Na religião cristã representa claramente a Santíssima Trindade.

39ºAniversário Agr.608

Costuma-se dizer que ao longo do tempo, o ser humano, vai-se habituando a tudo: aos objectos, às pessoas e às instituições que o rodeiam, aos quais, por vezes, pelo hábito, não dá o devido valor à sua existência e aos seus percursos.

24horas para o Senhor 2019

...e se de repente alguém lhe oferecer um abraço gratuito?

É uma experiência estranha. Neste mundo materialista, raramente, alguém dá algo sem esperar retorno.

Formação MEC 2019

Todo o leigo deve ter em si duas dimensões que ajudam no desempenho do seu munus baptismal: a fé consolidada na oração e a acção firmada na fé.

Se estas dimensões são importantes para todos os leigos, devem ser reforçadas entre os MEC’s (Ministros Extraordinários da Comunhão).

Além das dimensões supracitadas, existe outra que deve marcar a preparação dos MEC’s: a formação permanente e contínua.

Cenáculo do Núcleo Litoral

Naquele tempo, o Mestre e os seus discípulos, subiram ao primeiro andar de uma casa, a uma sala que hoje se chama Cenáculo e, prepararam-se para o Pesach*.

Sem que ninguém o esperasse, o Mestre, tirou o manto, tomou uma toalha e atou-a à cintura e começou a lavar os pés aos seus discipulos. No início, houve resistências, mas, logo o Mestre, por palavras e por acção, demonstrou a importância de SERVIR, mais do que ser servido.

A rolha da garrafa do rei d’aonde?

Uma rolha mágica e a procura de uma...garrafa!

Toda uma história do grande Ivan e companhia.

Quem não gosta de uma história?

Então se a história for ilustrada por um dos melhores tenores portugueses, por sinal, nosso conterrâneo, como não se pode ficar satisfeitos?

Vigília e Promessas de Escuteiros - 23 e 24 de Fevereiro

Uma vida sem compromissos seria uma vida vazia e sem estímulo à progressão.

Por isso o escutismo, mesmo sendo um movimento fundamentado no voluntariado, faz da promessa escutista, a centralidade da vida do escuteiro.

Panamá in Douro - Testemunho

O Panamá in Douro foi uma atividade organizada pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil do Porto, nos dias 26 e 27 de janeiro, com o intuito de proporcionar a nós, jovens do Porto, a participação nas JMJ do Panamá. Desta forma, fomos capazes de reduzir distâncias e fronteiras e, sem sair da nossa cidade, conseguimos viver o espírito das JMJ, espírito esse que é de oração e comunhão, com o Papa Francisco e os jovens de todo o mundo. Neste encontro participaram grupos de jovens de toda a diocese do Porto e de vários outros pontos do país.

Madeiro de Santa Cruz do Bispo

Num tempo em que quase se deifica a novidade, evocar a tradição é um risco e, pode parecer descabido, no entanto, há quem não queira perder as suas raízes, evocando as suas tradições, resistindo à descaracterização que muitas vezes a globalização provoca.

“Pedras Vivas” – Eleição de Conselhos

A força de qualquer organismo, instituição ou entidade é sempre a valia dos elementos que lhe dão vida.

Os católicos sabem-no bem quando cantam: “Nós somos as pedras vivas do Templo do Senhor”.

Sim, a Igreja viva será a força das suas pedras vivas.

Banco Alimentar 2018

  Ao longo da história da humanidade, já existiram muitos modelos de sociedade, no entanto, ainda não houve um único que garantisse a plena satisfação das necessidades dos seus cidadãos.

  Mesmo no chamado Primeiro Mundo, onde Portugal, sem qualquer dúvida se insere, continua a haver necessidade de algum assistencialismo.

  Como povo inventivo que somos, temos procurado, no desafio de cada tempo, arranjar soluções para atenuar essas necessidades.      

  Assim, em 1991, apareceu o Banco Alimentar contra a Fome.

Encontro de Coros de Matosinhos - Cantata Sílvia Cardoso

  O encontro anual dos coros litúrgicos das Paróquias da Vigararia de Matosinhos teve lugar na tarde do Domingo de “Jesus Cristo Rei e Senhor do Universo”, no passado dia 25 de novembro, na Igreja Paroquial de Matosinhos.

  O Evangelho dominical deste ciclo litúrgico, que agora se concluiu, não nos oferecia então a contemplação da cena do julgamento final, em que nos são recordadas as obras de misericórdia corporais, mas pudemo-las revisitar, de viva voz, ao ouvir interpretar a comovente e belíssima Cantata “As obras de misericórdia segundo Sílvia Cardoso”, com música do Pe. Ferreira dos Santos e letra extraída de um poema do Padre Moreira das Neves. 

Compotas, Rojões, Pão de Ló e Francesinha

Aos olhos da comunidade, uma angariação de fundos dos escuteiros, pode não parecer notícia, no entanto, cada angariação de fundos, é uma missão educativa bem sucedida e, como nos devemos alegrar com a alegria dos outros, porque é esse o espírito de comunidade, a alegria deve ser partilhada.

Esta afirmação fundamenta-se na especificidade do escutismo que se baseia no Método Escutista.

Acagrup 2018-2019

O escutismo em Perafita aproxima-se dos 40 anos (11 de Maio de 2020).

Como movimento educativo, procuramos desde tenra idade, conduzir as crianças e jovens através do Método do Projecto (antigo no escutismo e recentemente descoberto na escola) e, desenvolver a ideia de planificar os seus sonhos e as acções necessárias que os concretizem.

Esse hábito de planificar, impulsiona que se comece a preparar, atempadamente, um aniversário com tanto significado.

Semana Bíblica

No princípio...assim começa a História da Salvação.

Em princípio esta história dava um livro.

Não, não deu...deu mais do que um livro...deu 73 livros, para ser mais preciso...e de cada vez que se lê, redescobre-se....numa procura contínua do sentido da vida.

Jornada Vicarial da Missão - Matosinhos

Sob o lema “Eu sou uma missão na minha Terra” (Evangelii Gaudium – A alegria do Evangelho, n.º 273) realizou-se, no passado sábado, dia 27 de outubro, no salão paroquial de São Mamede de Infesta, a Jornada Vicarial da Missão, organizada e coordenada por dois leigos, Raquel Pereira e Abel Lourenço, pelo diácono Daniel Basto e pelo Pe. Amaro Gonçalo. Participaram alguns párocos e diáconos permanentes e cerca de noventa leigos, distribuídos em cinco grupos de trabalho, aprofundando alguns “campos de missão” que a Vigararia sinalizou, como decisivos para a transformação missionária da Igreja.

Abertura do Ano Escutista

Sempre que se inicia um novo ano, seja civil, escolar, da catequese ou dos escuteiros, existe sempre uma grande expetativa.

O desenrolar do ano confirmará ou não as expetativas lógicamente criadas.

Assim com essa ansiedade, se iniciou, a 7 de Outubro, o novo ano escutista 2018-2019.

Formação - MEC

  A tradição da Igreja diz-nos que o 3º Evangelho e os Atos dos Apóstolos, foram escritos por S. Lucas, médico de profissão.

  S. Lucas foi então um homem que além das fragilidades físicas se preocupava com as fragilidades espirituais.

  Quem também lida com as pessoas frágeis são, entre outros, os Ministros Extraordinários da Comunhão.

Encontro de Animadores 2018

Dizem os livros da história que as descobertas maiores da humanidade, foram o fogo e a roda.

Se usarmos o fogo e a roda, metaforicamente, podemos dizer que qualquer instituição só se sustem e progride se tiver o fogo em si e a roda que move e conduz.

Peregrinação Paroquial a Fátima 2018

Ao longo dos tempos sempre houve muitos especialistas para classificar o amor em várias categorias e, também sempre houve muitas formas de o manifestar.

Entrada do Pe. Joaquim Santos na Paróquia do SantºSacramento

Abençoada a terra que produz tão bons frutos, poderíamos dizer, em jeito de salmo, de Perafita.

ACAVE 2018

Porque a história lembra-nos os erros, devemos conhecer a história para evitar a sua repetição.

Em 2018, celebramos 100 anos sobre o fim da Primeira Grande Guerra, onde Portugal participou.

O escutismo procura educar para a paz. Assim, o 608, viveu este ano escutista um imaginário que evocava esse momento da história da humanidade com o lema: 100 anos à procura da paz.

Homenagem ao Pe. Heitor e seus colaboradores

Porque a memória é a irmã gémea da gratidão, a Paróquia não podia deixar de prestar homenagem ao Pe. Heitor Vaz Pinto quer passou pela nossa paróquia nos difíceis anos 60 e 70 do século passado.

A homenagem foi dividida em 4 momentos a lembrar:

3º Encontro Vicarial

No passado dia 14 de Maio concluiu-se o ciclo de 3 Encontros Vicariais do ano pastoral 2017/2018, subordinadas ao tema inspirado numa frase do malogrado Bispo do Porto D. António Francisco dos Santos: “os pobres não podem esperar”.

38º Aniversário do Agrupamento 608

O fundador do escutismo, Baden-Powell, além de célebre militar, foi um escritor cativante e excelente desenhador.

No livro Escutismo para Rapazes, escrito em 1907, o livro fundador do escutismo, usa frequentemente os seus desenhos para enriquecer o texto motivador.

Peregrinação a Fátima 2018

Segundo a agencia ecclesia.pt  de 8 de Maio e o reitor do santuário de Fátima o "(...)reconhecimento prestado pela Igreja Católica a Francisco e Jacinta, a par de a outras figuras como a religiosa Luiza Andaluz e o cónego Manuel Formigão, tem trazido “uma nova aproximação à mensagem de Fátima”.

Estes acontecimentos representam mesmo “a maior prova da atualidade de Fátima” e das Aparições, 100 anos depois.

CaFé’18 – Caminhada de Aprofundamento da Fé

Movidos pela Luz - foi a partir deste lema que, no passado dia 14 de abril, cerca de 40
Jovens da Vigararia de Matosinhos partiram a pé da Póvoa de Varzim em direção à Sé do Porto,
para assim viverem um fim de semana diferente de caminho com Cristo.

Promessas no 608

No fim de semana mais próximo do dia 22 de Fevereiro (data do nascimento de Baden-Powell, fundador do escutismo), centenas de agrupamentos de escuteiros espalhados ao longo do nosso país, realizam promessas de novos escuteiros.

Confissões Quaresma 2018

Datas e horários para a Vigararia de Matosinhos.

S. Mamede de Perafita - 20 Março

Memória Comunitária do Pe. Ângelo Ferreira Pinto

Em Julho passado o Papa Francisco disse no Paraguai: “Povo que esquece a sua história é um povo seco”. Como os perafitenses não são um povo seco, relembraram, no passado dia 30 de Janeiro, o 21º Aniversário do falecimento do Pe. Ângelo Ferreira Pinto.

Jantar Solidário 2018

No passado dia 26 de janeiro, em espírito de comemoração pelos 30 anos do Centro Social Paroquial Pe. Ângelo Ferreira Pinto, foi inaugurada uma nova sala, de seu nome “Padre Luís Mateus”, com o objetivo de honrar o trabalho e dedicação daquele que foi Pároco de S. Mamede de Perafita entre 1997 e 2016

Cantar as Janeiras - 608

Ao ritmo do tambor, aquelas vozes infantis e juvenis ainda à procura do timbre começam:

Alegrem-se os Céus

E haja alegria

Já nasceu Jesus

Da Virgem Maria