MENSAGEM

Pe. José Barros

Duas voluntárias estão em trabalho voluntário nas missões. Um agradecimento é devido a sua dedicação a esta causa. Oração e ação missionária, angariação de fundos com a iniciativa "infância missionária," são tarefas comunitária, pessoal e familiar.

Para o Mês das missões, cujo lema é com Maria missão de Paz: conforme o sítio online das OMP . Estão disponíveis, segundo a agência ecclesia , preces diárias, o tema do ano escrito pelo padre António Rego, uma reflexão sobre tráfico humano pela directora da rede Internacional de Estudos Estratégicos, e ainda uma proposta para a Infância Missionária porque “os pequenos missionários vivem a alegria da paz”, entre outras propostas...

O Papa Francisco desafia a Igreja Católica a transmitir a “força transformadora do Evangelho” a um mundo ferido e muitas vezes sem rumo, na mensagem ‘A missão no coração da fé cristão’.

“O Evangelho ajuda a superar os fechamentos, os conflitos, o racismo, o tribalismo, promovendo por todo o lado a reconciliação, a fraternidade e a partilha entre todos”, lê-se no documento para o Dia Mundial das Missões (22 de Outubro), que foi publicado na Solenidade de Pentecostes (4 de Junho).

O pontífice argentino que elogia ao serviço das Obras Missionárias Pontifícias pede também atenção às novas gerações porque pode ser “ocasião providencial para envolver os jovens na responsabilidade missionária comum, que precisa da sua rica imaginação e criatividade”, no âmbito da Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos (2018) com o tema ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’.

As OMP (Obras missionárias Pontifícias) explicam que o mês missionário tem origem no Dia Mundial das Missões, que se celebra este domingo, dia 23, e a data foi instituída pelo Papa Pio XI em 1926, como um “dia de oração e ofertas em favor da evangelização dos povos”.