Madeiro 2020

Diz o povo que “o homem põe e Deus dispôe!”

A intenção era queimar o madeiro em praça pública, como lembra a tradição, mas, o tempo não ajudou.

Uma vez mais, foi necessário o Plano B e dinamizar o Madeiro no interior, desta vez na Casa do Povo de Santa Cruz do Bispo.

Assim, no passado dia 18 de Janeiro, numa promoção conjunta da União de Freguesia de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, os escuteiros do Agrupamento 276 Santa Cruz do Bispo e do Agrupamento 608 Perafita e da Câmara Municipal de Matosinhos, realizou-se o Madeiro de Santa Cruz do Bispo.

Ao palco subiram os dignos cantantes da tradição das Janeiras além dos escuteiros já citados esteve: o Rancho Típico das Flores, o Rancho das Sargaceiras e Marítimos de Angeiras, o Rancho Padeirinhos de Freixieiro, o Rancho Folclórico da Aldeia Nova e os coros das missas das 8 e das 10 horas de Santa Cruz do Bispo apresentaram a toda a  assembleia vários cânticos típicos de Janeiras.

Como no ano anterior não faltou o tradicional vinho quente com canela, as rabanadas e a chouriça.

Uma noite à moda antiga. Uma noite diferente ainda imbuída do espírito natalício, nas raízes etnográficas do povo da União de Freguesia.

Agr.608 Perafita