NOTÍCIA
Madeiro de Santa Cruz do Bispo
Num tempo em que quase se deifica a novidade, evocar a tradição é um risco e, pode parecer descabido, no entanto, há quem não queira perder as suas raízes, evocando as suas tradições, resistindo à descaracterização que muitas vezes a globalização provoca.
Assim, no passado dia 19 de Janeiro, numa promoção conjunta da União de Freguesia de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, os escuteiiros do Agrupamento 276 Santa Cruz do Bispo e do Agrupamento 608 Perafita, da Câmara Municipal de Matosinhos, realizou-se o Madeiro de Santa Cruz do Bispo.
Inicialmente, a iniciativa deveria ser ao ar livre, no Largo da Viscondessa, porém, a situação climatérica levou a uma alteração do local para o Salão Paroquial de Santa Cruz do Bispo.
O madeiro estava lá, na entrada do salão e, ardeu com a colaboração dos escuteiros.
Ao palco subiram os dignos cantantes da tradição das Janeiras.
Os diversos ranchos folclóricos da União de Freguesia, o coro da missa das 10 horas de Santa Cruz do Bispo e os escuteiros dos 2 agrupamentos, presentearam a assembleia de vários cânticos típicos de Janeiras.
A servir de anfitriôes e animando os espaços intermédios dos vários grupos, atuaram 4 elementos do Grupo de Teatro Getepepe. A mãe União com seus filhos: Lavra, Perafita e Santa Cruz do Bispo, alegraram o público e os grupos participantes, partilhando o tradicional vinho quente com canela, as rabanadas e a chouriça.
Uma noite à moda antiga.
Perante as novidades, podemos dizer:
“A tradição ainda é aquilo que era.”
608 Perafita
