Padre Heitor Carvalho Vieira Pinto
e seus colaboradores

Porque a memória é a irmã gémea da gratidão, a Paróquia não podia deixar de prestar homenagem ao Pe. Heitor Vaz Pinto quer passou pela nossa paróquia nos difíceis anos 60 e 70 do século passado.

A homenagem foi dividida em 4 momentos a lembrar:

O primeiro momento, foi a 23 de Maio, pelas 19h, onde houve uma Eucaristia Solene, presidida pelo Padre Manuel Pereira, pároco de Cortegaça e sacerdote natural de Perafita que conviveu com ele e, foi coadjuvado pelo atual pároco, Pe José Barros, o Pe. Joaquim Santos, também natural de Perafita e o pároco vizinho de Santa Cruz do Bispo, Pe. João Matias Azevedo.

A igreja estava relativamente cheia, contou com a presença de familiares do Pe. Heitor e, uma vez mais, o coro, abrilhantou este momento solene.

O segundo momento aconteceu no dia seguinte. Rezou-se o terço a partir das 14h30, seguindo-se romagem ao cemitério de Perafita em homenagem aos diversos colaboradores falecidos do tempo do Pe. Heitor.

A 25 de Maio, viveu-se o terceiro momento. Embora um grupo pequeno em representação da paróquia, fez-se uma romagem ao cemitério de Gove, em Baião, onde se encontra a sepultura do Pe. Heitor. Foi um momento de homenagem e oração.

Finalmente, a concluir a homenagem, descerrou-se um busto de bronze no salão paroquial, uma das suas obras, que contou com as presenças das presidentes autárquicas e familiares do homenageado, atribuindo desta forma ao edifício a desginação de Salão Paroquial Pe. Heitor Vieira Pinto.

Este momento derradeiro, realizou-se no final da missa solene do Santo Padroeiro S. Mamede de Perafita, no passado dia 01 de Julho.

Existe sempre espaço para a memória, saibamos ser gratos a quem merece.

Fernando Andrade