Homenagem às famílias colaboradoras do Senhor

Padre Heitor Carvalho Vieira Pinto

A comunidade transformou a residência paroquial e, no passal, “plantou” um novo espaço para o salão, para a formação, … como a catequese, ou para as solidariedades, as reuniões de grupos, ...

Aos colaboradores e às colaboradoras de décadas de sessenta e setenta do século XX agradecemos a generosidade que fomentou a catequese, o canto, a angariação de fundos, dedicação festiva, a paz comunitária, … em plena guerra colonial portuguesa. Assim guardamos na memória coletiva todas as edificações físicas, sem esquecer o imenso bem humano, espiritual e cristão, nas mais diversas situações socio-políticas e familiares. Também, na igreja e na sacristia se fizeram algumas das melhorias no pós Segundo Concílio Ecuménico do Vaticano, quando a diocese do Porto tinha o seu bispo, Dom António Ferreira Gomes, no exílio, sendo Dom Florentino Andrade e Silva governante da diocese.

Depois das comemorações dos 30 anos da fundação do Centro Social Paroquial Padre Ângelo Ferreira Pinto, em janeiro de 1988, avivamos a memória do Padre Heitor que foi pároco em S. Mamede de Perafita de 1962 a 1973. Nasceu a 7 de Agosto de 1929, sendo ordenado presbítero a 02 de Agosto de 1953.  As exéquias deste pároco tiveram lugar dia 25 de Maio 2016, às 15h00m, na Paróquia da Senhora do Porto, presididas pelo Dom António Francisco dos Santos. O funeral seguiu para Gôve, Baião, onde está sepultado. Não esqueceremos os anteriores a este pároco cujas fotos mais significativas estão expostos na sacristia.

Depois de, a 23 de Maio, na Eucaristia solene com Grupo Coral de Perafita e presidida pelo Rev.do Manuel Dias da Silva, na igreja paroquial (na época celebrou missa nova em Perafita) com testemunhos sobre vida e obras (a cargo do Sr. Jorge Pinto Ferreira e do Padre João Matias) e da oração conjunta, a 24 de maio, na habitual Recitação do Terço, na igreja paroquial, seguido de ida ao Cemitério de Perafita para colocarmos ramos de flores junto das campas de párocos anteriores a este homenageado e rezarmos pelos colaboradores falecidos.

Convidamos todos para 25 de Maio, 21h30m - Momento cultural com apresentação do diagnóstico da Igreja matriz e com as intervenções dos representantes dos leitores, da Escola de Música de Perafita e do grupo de teatro GETEPEPE, Joaquim Marçal, Mário João Alves e Cecília Bento.

Para 1 de Julho, dia do padroeiro, descerraremos uma placa em bronze no auditório do salão paroquial de Perafita. Com este trabalho em bronze do escultor Bruno Marques da Cunha a comunidade perpetuará as famílias colaboradoras destas obras da renovação da sacristia, da nova residência e do salão, atribuindo o nome deste antigo pároco ao salão paroquial.

Pe. José Barros