Quando uma pessoa tem a convicção e a paixão por exercer alguma atividade, diz-se que essa pessoa tem uma vocação. Por outro lado, a ideia de serviço no sentido geral da palavra, refere-se à atitude de servir, ou seja, de manter uma atitude de empatia com o próximo. Assim, o conceito de vocação de serviço refere-se à inclinação vocacional orientada para atender as necessidades do outro.

SERVIÇO & VOCAÇÃO

GRUPO CORAL PAROQUIAL PE. ÂNGELO FERREIRA PINTO

A 5 de Outubro de 1973, Pe. Ângelo Ferreira Pinto, então pároco de S. Mamede de Perafita, funda o Grupo Coral Paroquial com cerca de 50 elementos. A 21 de Novembro do mesmo ano, apresenta-se pela primeira vez. Devido ao bom acolhimento que a ideia teve e à mobilidade das pessoas, já passaram por este coro mais de duzentos elementos. Os ensinamentos do regente e fundador, Pe. Ângelo Ferreira Pinto, aliados à boa vontade dos elementos do coral, contribuíram decisivamente para o incentivo geral no gosto pelo canto.

O coro, formado por operários e estudantes foi criado com o objectivo principal de animar as celebrações litúrgicas da paróquia e ajudar assim o povo de Deus a viver e celebrar de uma forma mais intensa a Fé. No entanto, a participação em encontros regionais e nacionais e a animação de cerimónias religiosas fora da paróquia têm feito parte da vida deste coro.

Desde 1975, data da criação do movimento Encontro de Coros da Vigararia de Matosinhos, que é assíduo a todos os encontros.

   

Tem-se apresentado por diversas vezes em concerto, seja de música sacra, seja de música profana. Animou por diversas vezes celebrações litúrgicas transmitidas pela rádio e pela RTP. Em 2001, a convite do Coro Tibério Franco-Terra Chã (Ilha Terceira, Açores), participou no Festival de Coros da Ilha Terceira, tendo obtido muito êxito. Nesse mesmo ano foi distinguido pelo jornal Matosinhos Hoje com o prémio Manuel Seabra.

   

Aquando o seu XXX aniversário, o coro passou a chamar-se Grupo Coral Paroquial Pe. Ângelo Ferreira Pinto. Em 1997, após o falecimento do seu fundador, assumiu a direcção artística Emanuel Pacheco que, desde 1986 vinha a colaborar com o mesmo.

                                                                                                     Emanuel Pacheco

Ensaios regulares à quarta-feira na Igreja Matriz

SOBRE NÓS

A Paróquia de S. Mamede de Perafita está inserida na Vigararia de Matosinhos, Diocese do Porto. Dela, neste momento, fazem parte 12 organismos e um Centro Social: o Centro Social Paroquial Padre Ângelo Ferreira Pinto.

LOCALIZAÇÃO

PARÓQUIA DE SÃO MAMEDE DE PERAFITA


Praceta Padre Ângelo Ferreira Pinto, nº 25
4455-469 PERAFITA

COMUNICAÇÕES PAROQUIAIS

Para receber a newsletter ANuntio e todas as

comunicações paroquiais, indique:

Copyright © 2017 Todos os direitos reservados Paróquia de S. Mamede de Perafita