Formação MEC Fevereiro 2020

A eucaristia é a fonte dominical de todo o cristão.

A eucaristia é a fonte da acção dos ministros extraordinários da comunhão.

A eucaristia é sempre a fonte da nossa fé.

Este foi o tema principal apresentado pelo Cónego João Peixoto na formação obrigatória dos Mec’s, nos dias 26 de Janeiro na Casa Diocesana do Seminário de Vilar e no dia 12 de Fevereiro, no Salão Paroquial de S. Mamede de Infesta.

A escolha desse tema, prende-se com o facto deste tema, ser o tema base do do 52º Congresso Eucarístico Internacional que se realizará em Budapeste, na Hungria, nos próximos dias 13 a 20 de Setembro de 2020.

A abordagem foi feita partindo do documento preparatório para esse congresso que se divide em 8 partes, a saber:

1. “Em ti está a fonte da Vida”;

2. A Eucaristia, fonte da vida cristã;

3. A Eucaristia no Concílio Vaticano II

4. A celebração da Eucaristia, fonte e cume de vida eclesial;

5. A Eucaristia, fonte da transformação das coisas criadas;

6. A Eucaristia, fonte da santidade;

7. A Eucaristia, fonte de missão e do serviço;

8. Ave verum corpus natum de Maria Virigine.

Assim se fez uma breve viagem por estes temas, apelando-se que os Ministros Extraorinários da Comunhão possam completar a sua formação através da leitura desse documento preparatório e, futuramente as conclusões do congresso.

FA