Formação - MEC

A tradição da Igreja diz-nos que o 3º Evangelho e os Atos dos Apóstolos, foram escritos por S. Lucas, médico de profissão.

S. Lucas foi então um homem que além das fragilidades físicas se preocupava com as fragilidades espirituais.

Quem também lida com as pessoas frágeis são, entre outros, os Ministros Extraordinários da Comunhão.

No sentido de se prepararem melhor para a sua missão, são convidados à participação em 2 momentos de formação ao longo do ano.

Aliás já dizia S. Lucas, no seu evangelho:

“Ninguém pode dar o que não tem” Lc 6,45

Assim nos passados dias 26 de Setembro, em S. Mamede de Infesta e 30 de Setembro, na Casa Diocesana de Vilar, tiveram mais um desses momentos de formação.

Desta vez, a Secretaria Diocesana da Liturgia, responsável por essas formações, contou com a colaboração da Secretaria Diocesana da Pastoral da Saúde.

Foi uma formação diferente do habitual dado que a presença de uma pessoa frágil, de uma médica e alguns ministros extraordinários que simulavam uma visita, permitiu detectar alguns erros de comportamento e expressões perante o frágil e a família, de forma a melhorar futuras visitas dos MEC aos frágeis (sejam idosos sejam doentes sem mobilidade).

A formação no geral e, neste caso em particular, é extremamente importante para que cada um possa desempenhar da melhor forma possível a missão que tem a encargo.

Fernando Andrade