SERVIÇO & VOCAÇÃO

Quando uma pessoa tem a convicção e a paixão por exercer alguma atividade, diz-se que essa pessoa tem uma vocação. Por outro lado, a ideia de serviço no sentido geral da palavra, refere-se à atitude de servir, ou seja, de manter uma atitude de empatia com o próximo. Assim, o conceito de vocação de serviço refere-se à inclinação vocacional orientada para atender as necessidades do outro.

AGRUPAMENTO 608 PERAFITA

Era uma vez... assim começam todas as histórias de encantar.

Esta história é de encantar, mas não é de faz de conta, porque é real – é a história do Agrupamento nº608 – Perafita, do CNE – Escutismo Católico Português.

As lendas, por vezes, começam com manhãs de nevoeiro e o herói vai-se revelando a partir da bruma.

No nosso caso, não só havia bruma, como os heróis já cá estavam a procurar fazer algo pelos jovens católicos da Paróquia de Perafita.

Os heróis foram o pároco Padre Ângelo Ferreira Pinto e os casais Vigo (José e Silvina) e Borges (José e Alzira).

Assim que se aperceberam que os jovens cresciam e os Grupos de Vida já não bastavam para os agarrar – surgiu a ideia do Escutismo.

Depois de recrutarem alguns jovens mais velhos na Paróquia: Manuel Mário, José Carlos Vigo, Carlos Rebelo, José Manuel Guimarães e dos cursos de formação específicos, foi sempre a “abrir”.

Fazer a história de um Agrupamento de Escuteiros num texto de espaço limitado é fácil e difícil.

É fácil porque podemos falar de homens e mulheres que fizeram parte e é difícil porque não podemos evocar todas as grandes e enriquecedoras atividades que se fizeram.

É fácil dizer que ao longo de todo este tempo, tivemos 54 adultos que assumiram através da sua promessa de dirigentes, a missão de servir a Deus, a igreja, e a Pátria nos irmãos mais novos no CNE.

É fácil dizer que desde o início mais de 700 crianças, adolescentes e jovens, beneficiaram da existência do 608, vivenciando em diversas atividades e numa constante procura de uma educação integral e plena no Caminho do Homem Novo que procura “deixar o mundo um pouco melhor” do que o encontrou.

É fácil falar da extraordinária colaboração que sempre tivemos dos nossos dois Assistentes de Agrupamento: Padre Ângelo e Padre Mateus.

É fácil falar do contributo que vários dos nossos dirigentes deram noutros níveis do CNE: Junta de Núcleo Litoral, Junta Regional do Porto e Junta Central.

É fácil falar das nossas várias sedes.

É fácil dizer que todos os Chefes Nacionais desde a nossa fundação já visitaram a nossa sede.

É difícil falar de atividades que nos levaram ao zénite ou que apenas foram atividades que já nem se lembra bem.

É difícil falar de 30 anos de Acampamentos de Verão em Agrupamento; Santa Eufêmia da Carriça, Cortegaça, Covide, Valongo, Canedo, Entre-Ambos-os-Rios, Mata das Freiras, Cate, Satão, Abragão, Freixieiro de Soutelo, Fridão, Salto, Coelheira, Arganil, Rãs, Apúlia, Mirandela, Montes, Inglaterra, Sever do Vouga.

É difícil falar dos ACANAC’s: 1983 Sesimbra, 1987 Bagunte, 1992 Palheirão, 202 Santa Margarida, 2007 Idanha-a-Nova.

É difícil falar dos ACAREG’s: 1989 Galegos e 2004 Vilar de Luz.

É difícil falar dos ACANUC’s: 1984 Montegaias, 1986 Mindelo, 2008 Vairão.

É difícil falar das atividades internacionais: França, Espanha, Suécia, Inglaterra, Volta à Europa.

É difícil falar das Boas Ações coletivas do Agrupamento: campanha do kilo, plantação de árvores, doação de sangue, limpeza de praias, medição da tensão arterial, peditórios, dia do doente, banco alimentar, Capelania do Hospital de S. João.

É difícil falar das descidas de jangadas, de raides por imensas serras, memoráveis jogos noturnos... enfim seriam tantos que não há espaço... por isso é difícil.

Lá diz o nosso querido povo: “o difícil faz-se fácil.”.

Em frente é o caminho... seja fácil ou difícil.

Agrupamento 608