NOTÍCIAS

I Encontro Fé e Luz

O Movimento Fé e Luz é um movimento de integração da Pessoa com Deficiência na Igreja e na sociedade. Fundado por Jean Vanier e Marie Hellene Mathieu, nasceu em Lourdes, França, numa peregrinação de casais com filhos com deficiência mental. Desde então, começaram a nascer pequenas comunidades em diversas paróquias do mundo que, em Portugal, já contam com meia centena de anos de vida em Fé e Luz. As reuniões acontecem ao terceiro domingo de cada mês e proporcionam a reflexão sobre um tema proposto pelo Carnet de Route, um caderno de apoio temático com dinâmicas de ajuda mútua.

Foi em clima de festa que os nossos Amigos Especiais e os seus familiares foram recebidos no passado domingo, 17 de fevereiro, no Auditório Paroquial da nossa comunidade de Perafita. 
 

Este primeiro encontro iniciou-se com o cântico “Somos Comunidade” entoado por todos os presentes. Aqui, conseguimos redescobrir que “Sou Eu, és Tu, somos Nós, é Cristo e é o Amor” que constroem a verdadeira comunidade, a verdadeira Igreja. De seguida, houve a proclamação de uma passagem Bíblica: a das Bem-Aventuranças. Esta leitura foi acompanhada por uma pequena encenação para que os nossos amigos audiovisuais também pudessem compreender o que naquele momento estava a ser lido. Num último momento, enquanto os familiares se reuniam com a Dra. Constança, a coordenadora deste projeto, os amigos especiais, brincavam, cantavam e sorriam. O encontro terminou com um pequeno lanche-convívio. 

 

Este encontro foi especial para todos porque nos fez entender que é possível fazer a diferença na vida destes nossos amigos especiais com gestos simples: conversando, cantando, brincando, sorrindo. Em tão pouco tempo, foi possível destruir o muro da desigualdade e, com esta breve sessão, conseguimos que todos fossem iguais. E se algum dia se depararem com o “obstáculo” de alguém especial querer ser vosso amigo, mas não conseguirem comunicar com ele... arranjem forma de ultrapassar esse “obstáculo”:  escrevam num papel, façam gestos, tentem entender-se mutuamente, mas nunca o deixem de parte. Ele quer mesmo muito ser vosso amigo e comunicar convosco! 

 

Vamos fazer a diferença! Que consigamos cada vez mais fomentar a igualdade e a inclusão! 

 

Próximo encontro: 17 de março, Lavra.

SOBRE NÓS

A Paróquia de S. Mamede de Perafita está inserida na Vigararia de Matosinhos, Diocese do Porto. Dela, neste momento, fazem parte 12 organismos e um Centro Social: o Centro Social Paroquial Padre Ângelo Ferreira Pinto.

LOCALIZAÇÃO

PARÓQUIA DE SÃO MAMEDE DE PERAFITA


Praceta Padre Ângelo Ferreira Pinto, nº 25
4455-469 PERAFITA

COMUNICAÇÕES PAROQUIAIS

Para receber a newsletter ANuntio e todas as

comunicações paroquiais, indique:

Copyright © 2017 Todos os direitos reservados Paróquia de S. Mamede de Perafita