“Sede protagonistas da vossa história, decidi o vosso futuro”

O Dia Diocesano da Juventude é um dia dedicado, de forma especial, a todos os jovens da Diocese do Porto. Este ano coube à paróquia de Santo Tirso fazer o acolhimento de centenas de jovens que se dispuseram a participar neste evento e nas atividades que nele se proporcionaram.

Chegados ao destino, mais concretamente à Igreja Matriz de Monte Córdova, fomos recebidos pela equipa do SDPJ, que nos acolheu e presenteou com uma dezena. Quando chegámos encontrámos o Grupo de Jovens de Lavra, JORAC, as Irmãs Doroteias, assim como o nosso amigo Padre Mateus, agora Pároco em terras de Santo Tirso, e muitos outros jovens da Diocese, cujos rostos também já são nossos conhecidos!

Com o auxílio e protecção de Maria, caminhámos, juntos, em direção ao Santuário de Nossa Senhora da Assunção, localizado no cimo do Monte Córdova. Fizemos cinco paragens, onde rezámos, à moda de Lavra, os cinco mistérios do terço, acompanhados de reflexões e algumas tarefas.

Chegados ao cimo do Monte Córdova, encontrámo-nos com o nosso Pároco, Padre Barros e seguimos para a Celebração da Eucaristia no Santuário. Esta foi presidida pelo nosso Bispo Diocesano D. António Francisco, que nos saudou pela nossa presença e nos incentivou a continuar com esta causa de progredir na Fé, considerando-nos responsáveis por melhorar o futuro que advém. De lá saímos com uma carta dirigida a cada um de nós e uma vontade nova de mudança e construção.

Após o almoço e depois de alguma pausa para convívio, veio a tarde com os workshops. O escolhido por nós foi o D´Bandada, onde tivemos oportunidade de escrever canções para mais tarde as ouvir. Este dia terminou com um grandioso concerto de encerramento.

No final, regressámos às nossas paróquias, após um dia diferente, recheado de boa disposição, convívio e oração.

Dia Diocesano da Juventude - 8 de Abril de 2017

Grupo de Jovens Mãos de Deus - Paróquia de São Mamede de Perafita