Dia da Comunidade 2019

O povo português é claramente um povo de tendência mariana.

A prova dessa verdade é a quantidade de santuários marianos que proliferam em todo o território nacional.

Em Soutelo, Vila Verde, existe o Santuário de Nossa Senhora do Alívio, muito procurado para alívio das doenças que nos afectam.

As comunidades paroquiais de Perafita e Lavra, uma vez mais juntas, resolveram vivenciar o seu Dia de Comunidade em torno desse belo santuário.

A 21 de Julho, pelas 08h30, partiram os autocarros rumo a Soutelo.

Uma breve visita à feira local, seguiu-se a eucaristia das 11h00 com participação efectiva de elementos de ambas paróquias.

O almoço partilhado, o rissol, o bolinho, o croquete, o panado, a boa pinga...tudo é pretexto para se fazer comunidade.

Supridas as necessidades de alimento, fez-se comunidade por envolvência em jogos: o “mikado” com canas, o puxar à corda, as malhas, tudo momentos de sadio convívio.

Seguiu-se a visita ao Santuário de Schoenstatt, também em Soutelo.

Uma paragem para o lanche e uma passagem junto à zona fluvial, confluência dos rios Cávado e Homem.

O regresso a casa fez-se de coração cheio.

É importante que a comunidade possa ser cada vez mais comunidade, para tal é fundamental a participação nestes espaços de convívio e partilha.

FA