SERVIÇO E VOCAÇÃO

A PERSPECTIVA DE UM LEIGO

REFLEXÃO

Cada ser humano é único, diferente, complexo. Cada um reage ao seu meio envolvente de forma bastante pessoal, e gere-o da forma que mais lhe apraz. Toda e qualquer pessoa tem em si algo que a torna fácil de identificar e fácil de nos identificarmos com ela. São estas pequenas particularidades de cada um de nós, que, no conjunto, dão lugar a uma Comunidade ampla, variada, capaz de enfrentar os desafios que se lhe apresentam. E os desafios são incontáveis… Todos os dias algo novo pode surgir, e cabe-nos a nós dizer “Sim”. Sim, sou membro desta Comunidade. Sim, quero servir esta Comunidade. Sim, aceito o desafio que me conduz ao autoconhecimento, em prol dos outros. Os desafios são diferentes para cada um de nós, mas todos têm como fundo o mesmo objetivo. Servir a nossa Comunidade da melhor maneira.

Por sermos todos diferentes, cada um de nós tem a possibilidade de servir numa ou mais valências para as quais estamos mais aptos. Mas para servir não basta ter competência para algo. É preciso sentir. Sentir que naquele determinado local, naquela determinada tarefa, a nossa alma está em concordância com o nosso corpo. Sentir que pertencemos verdadeiramente, que estamos vocacionados para tal. A Igreja não se faz de sorrisos vazios. A Igreja faz-se de sorrisos acolhedores, espelhos de um coração no qual reside Cristo. É Cristo que nos dá liberdade para descobrir. Descobrir qual a nossa função no meio da Comunidade. É por Ele que devemos ter coragem para Servir de acordo com a nossa Vocação. É por Ele que cada um de nós assume a responsabilidade que lhe compete, seja ela qual for. É por Ele, para Servir a sua Palavra e o seu Povo. E é também por Ele que a Vocação de Servir o próximo, e não a nós mesmos, deve prevalecer.

Tudo se resume a dois dos seus Mandamentos: “Amarás ao Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todo o teu entendimento.” e “Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.”. Nada mais é necessário.

Por: Raquel Sousa Pereira