BANCO ALIMENTAR

Duas vezes ao ano, o Banco Alimentar contra a Fome, realiza a sua recolha de alimentos, com a colaboração de milhares de voluntários.

É um desafio desconcertante para toda a sociedade.

Estas recolhas existem porque há necessidade, ou seja, ano após ano, o problema mantêm-se, portanto, é estrutural.

Se a esta constatação, juntarmos os dados transmitidos na Conferência Vicarial do passado dia 13 de Novembro, sobre a pobreza em Matosinhos em que ficamos a saber por uma socióloga especializada no Concelho de Matosinhos, um dos concelhos mais desenvolvidos do país, que 18% da sua população vive no limiar da pobreza, permite-nos perceber que realmente o desafio é desconcertante para a sociedade e, como tal, também não o deixa de ser para nós católicos em particular.

Os nossos escuteiros do 608 Perafita tem participado na recolha no supermercado aqui da zona. Neste início do mês voltaram a fazê-lo.

Sem se querer cair no erro do julgamento que nos fala a passagem bíblica da mulher adúltera (Jo 8,1-11), “quem não tiver pecados que atire a primeira pedra”, a experiência é uma boa vivência do evangelho, porque vê-se várias situações que nos lembram algumas parábolas: bom samaritano, a esmola da viúva, o juizo definitivo, o rico e Lázaro, entre outras.

Uma vez mais sem se querer fazer nenhum juízo de valor é importante dar sentido às palavras que escutamos na Eucaristia semanalmente, voluntariando-se ou colaborando com ofertas, porque a realidade está exposta aos nossos olhos e restantes sentidos e, não se pode ficar indiferente.