SERVIÇO & VOCAÇÃO

Quando uma pessoa tem a convicção e a paixão por exercer alguma atividade, diz-se que essa pessoa tem uma vocação. Por outro lado, a ideia de serviço no sentido geral da palavra, refere-se à atitude de servir, ou seja, de manter uma atitude de empatia com o próximo. Assim, o conceito de vocação de serviço refere-se à inclinação vocacional orientada para atender as necessidades do outro.

CONFERÊNCIA VICENTINA

“Amar e Servir a Deus Amando e Servindo os Pobres”

O primeiro encontro informal realizou-se no dia 22/10/1982 onde estiveram presentes o senhor Padre Ângelo Ferreira Pinto, elementos da Conferência de Lavra, o Prof. Alves da Conferência de Nossa Senhora de Fátima de Matosinhos e pessoas de S. Mamede de Perafita.

A nossa Conferência foi fundada a 29 de Outubro de 1982. Foram 20 as pessoas que na companhia do Padre Ângelo Ferreira Pinto (nosso Assistente Espiritual) estiveram reunidas no Cartório Paroquial para darem início e encaminharem a vida da conferência.

Actualmente somos 11 elementos dispostos a trabalhar com todos os meios de que dispomos e tentar arranjar aqueles de que carecemos, para que possamos dar ajuda a todos os que necessitam.

Como movimento cristão, procuramos “Amar e servir a Deus, amando e servindo directamente os pobres.”

Pretendemos portanto conhecer melhor os nossos protegidos dando-lhes não só apoio material como também espiritual.

Principais Actividades:

- Venda de Natal;

- Preparação e distribuição de cabazes;

- Apoio domiciliário;

- Peditório mensal no final das Eucaristias;

- Visita informal a outros movimentos do conselho pastoral, em datas a combinar;

- Encontro com alguns dos jovens do 11º volume da Catequese e respectiva Catequista;

- Colaboração na festa do doente e do idoso no Centro de Social Paroquial Padre Ângelo Ferreira Pinto;

- Participação na Peregrinação Nacional ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima;

- Participação nas iniciativas: do Conselho Nacional; do Conselho Central e do Conselho Particular Misto de Matosinhos.

- Visitar o Centro Social Paroquial Padre Ângelo Ferreira Pinto e o Centro Social das Farrapas, mensalmente;

- Actualização das fichas dos protegidos, de preferência com a presença dos mesmos, para uma melhor avaliação das suas necessidades;

- Participar nas actividades da Paróquia sempre que solicitados.