Compotas, Rojões, Pão de Ló e Francesinha

Aos olhos da comunidade, uma angariação de fundos dos escuteiros, pode não parecer notícia, no entanto, cada angariação de fundos, é uma missão educativa bem sucedida e, como nos devemos alegrar com a alegria dos outros, porque é esse o espírito de comunidade, a alegria deve ser partilhada.

Esta afirmação fundamenta-se na especificidade do escutismo que se baseia no Método Escutista.

No método escutista, a criança e o jovem, devem ser o agente principal do seu próprio desenvolvimento. Assim são eles que escolhem as suas próprias actividades, manifestando os seus sonhos e ambições através do método do projecto e, como tal, tem de planear as acções para os concretizar.

Como nada se consegue sem o vil metal, é importante que aprendam desde novos que só podem fazer aquilo que o seu trabalho possibilita.

Assim, as angariações de fundo tem um sentido educativo.

Aliás, cada secção tem uma intensidade de participação que está directamente ligada com o respectivo escalão etário.

Nas compotas dos lobitos (6 aos 10 anos) estes participam na rotulagem e fecho dos frascos, além  das vendas onde é difícil resistir às suas caras fofas.

Os exploradores (10 aos 14 anos) na francesinha e os pioneiros (14 e 18 anos) nos rojões, divulgam, preparam as mesas e servem os seus clientes.

Os caminheiros (18 aos 22 anos) fazem todo o processo da feitura do Pão de Ló, desde fazer a reserva das instalações, aquisição dos géneros, à confecção e venda do Pão de Ló.

Cada vez que um paroquiano participa numa destas angariações de fundos está a colaborar numa missão educativa de sucesso das nossas crianças e jovens.

Tivemos a 24 de Novembro os rojões e as compotas. Teremos novamente compotas a 1 e 2 de Dezembro, Pão de  Ló junto ao Natal e a francesinha em Fevereiro.

O nosso obrigado pela vossa colaboração na educação.

Bem Hajam

Fernando Andrade