Cenáculo do Núcleo Litoral

Naquele tempo, o Mestre e os seus discípulos, subiram ao primeiro andar de uma casa, a uma sala que hoje se chama Cenáculo e, prepararam-se para o Pesach*.

Sem que ninguém o esperasse, o Mestre, tirou o manto, tomou uma toalha e atou-a à cintura e começou a lavar os pés aos seus discipulos. No início, houve resistências, mas, logo o Mestre, por palavras e por acção, demonstrou a importância de SERVIR, mais do que ser servido.

Quem tem o lema de SERVIR são os caminheiros, os jovens escuteiros dos 18 aos 22 anos.

Há alguns anos atrás, a Junta Central, o órgão eleito que coordena o destino de todo o CNE cada 3 anos, inspirados na passagem bíblica supracitada, decidiu criar uma atividade específica para caminheiros, chamada Cenáculo.

Todos os anos caminheiros de cada núcleo ou região, juntam-se na 6ªfeira à noite, em auto-gestão (estão presentes 2 dirigentes, mas nada decidem, visto que a sua missão é apenas serem observadores) e vivenciam, durante esse fim-de-semana, momentos em que partilham a refeição, fazem serviço e enriquecem-se ouvindo oradores ou animadores convidados (este ano estiveram presentes 2 dirigentes do 608 Perafita).

Esse é um espaço de reflexão também, inspirados no cenáculo verdadeiro do Mestre e seus discípulos, os caminheiros dão pequenos passos para também serem melhores escuteiros e melhores cristãos.

Este ano decorreu na Escola E.B.2.3 Maria Manuela Sá, em S. Mamede de Infesta, entre 1 e 3 de Março e o Clã 30 do 608, esteve presente quase com a totalidade dos seus elementos.

Agr. 608

* Pesach – Páscoa Judaica