​ÍNICIO DA CATEQUESE

Estamos aqui, a catequese paroquial, para recomeçar juntos e, neste ano pastoral 2017/18, sempre “Movidos pelo Amor de Deus”.

No sábado, 07 de Outubro, a apresentação faz-se nos seguintes horários:

- 1º ano: 10h, na Igreja (Festa do Acolhimento);
- 2º ao 6º anos: 15h, no salão;
- 7º ao 10º anos: 16h, no salão.

A Catequese paroquial é um serviço à Comunidade. Procura proporcionar, desde a Infância até à Adolescência, uma formação Humana e Cristã, de acordo com o Programa Nacional de Catequese que propõe 10 anos.

Para atingir os seus objetivos precisa contar com todos e cada um: Pároco, Catequistas, Famílias, Catequisandos... e toda a Comunidade.

Em muitos casos se verifica que “hoje têm de ser os filhos a levar os pais ao (re)encontro com Deus, convencendo-os a participar em tudo o que faz parte da catequese que pedem para os filhos”. E nós queremos “aprofundar e alargar essa participação”, nomeadamente convidando e envolvendo os pais nesta missão de ser Catequista, que é obra, não de uma pessoa isoladamente, mas da comunidade inteira, sua origem, lugar e meta.

Os dez anos de Catequese, que ajudam a descobrir Cristo e a segui-l’O na comunhão com a Igreja, prolongam-se, com o Grupo de Jovens, para a preparação do Sacramento da Confirmação ou Crisma. Que deve consolidar a integração e a participação ativa na Igreja.

A Catequese não é um ensino religioso escolar, mas um ambiente para crescer, ao proporcionar às crianças, adolescentes e jovens, “a alegria do encontro com Jesus Cristo”, que se estabelece na comunhão com a Sua Igreja, em ordem à nossa missão na transformação do mundo.

Não basta querer preparar-se para a “primeira comunhão”, que, aliás, deveria sempre ser “primeira” e não “última”.

A catequese paroquial funciona aos sábados, nos seguintes horários:

15h00 – 16h00      1º, 2º, 3º, 4º, 5º e 6º Catecismos
16h10                    Eucaristia com as crianças