Quando uma pessoa tem a convicção e a paixão por exercer alguma atividade, diz-se que essa pessoa tem uma vocação. Por outro lado, a ideia de serviço no sentido geral da palavra, refere-se à atitude de servir, ou seja, de manter uma atitude de empatia com o próximo. Assim, o conceito de vocação de serviço refere-se à inclinação vocacional orientada para atender as necessidades do outro.

SERVIÇO & VOCAÇÃO

CATEQUESE 2019/2020

  “Procuremos que a catequese…promova a abertura à fé e a resposta pessoal numa mais sólida adesão à Pessoa de Jesus Cristo” Bispo Manuel Linda

 

  A catequese é um despertar para a vida cristã e para a pessoa de Jesus Cristo. Esta tarefa é missão da comunidade cristã, em estreita colaboração com os pais, catequistas e pároco.

  A catequese paroquial está dividida por etapas, do 1º ao 6º ano – catequese da infância – estão 243 crianças inscritas e do 7º ao 10º ano – catequese da adolescência – estão 48 adolescentes inscritos, num total de 291 catequizandos.

 Em instalações próprias da paróquia, realiza-se de outubro a junho, aos sábados, nos seguintes horários: 7º ao 10º ano, das 14h45 às 16h; e do 1º ao 6º ano, das 15 às 16h, com Eucaristia às 16h10 (para o 3º ao 10º anos). As famílias do 1º e 2º anos são convidados a participar na Eucaristia das 10h, ao domingo (trimestralmente).

  A catequese da adolescência está inserida no projeto “Say Yes: aprender a dizer sim”, a nível nacional, como caminho de preparação para as Jornadas Mundiais da Juventude de 2022, em Lisboa.

  O grupo de catequese é jovem, formado por 41 catequistas e auxiliares. Existe um representante de cada ano e uma coordenação. Na Equipa Vicarial estão dois representantes, um catequista da infância e outro da adolescência.

  Cada ano realiza uma celebração e toda a catequese efetua em conjunto pelo menos o encerramento do ano catequético.

  A catequese está dotada de uma secretaria, com dois elementos, instalada junto às salas de catequese que serve de apoio para a requisição de material, fotocópias, circulares/avisos e tudo o que seja necessário para dinamizar as sessões.

  Os coordenadores de anos reúne-se periodicamente, e pelo menos uma vez por trimestre sob a orientação e direção do Pároco. Nestas reuniões são abordadas temáticas de formação, e também, uma componente mais prática de avisos e planificações.

  Quase todos os catequistas fizeram, pelo menos o Curso de Iniciação, sendo que é essencial esta formação inicial para se fazer catequese.

  Toda a catequese é coordenada pelo Pároco, Pe José Barros.

CELEBRAÇÕES DA CATEQUESE 2019/2020
SOBRE NÓS

A Paróquia de S. Mamede de Perafita está inserida na Vigararia de Matosinhos, Diocese do Porto. Dela, neste momento, fazem parte 12 organismos e um Centro Social: o Centro Social Paroquial Padre Ângelo Ferreira Pinto.

LOCALIZAÇÃO

PARÓQUIA DE SÃO MAMEDE DE PERAFITA


Praceta Padre Ângelo Ferreira Pinto, nº 25
4455-469 PERAFITA

COMUNICAÇÕES PAROQUIAIS

Para receber a newsletter ANuntio e todas as

comunicações paroquiais, indique:

Copyright © 2017 Todos os direitos reservados Paróquia de S. Mamede de Perafita