Quando uma pessoa tem a convicção e a paixão por exercer alguma atividade, diz-se que essa pessoa tem uma vocação. Por outro lado, a ideia de serviço no sentido geral da palavra, refere-se à atitude de servir, ou seja, de manter uma atitude de empatia com o próximo. Assim, o conceito de vocação de serviço refere-se à inclinação vocacional orientada para atender as necessidades do outro.

SERVIÇO & VOCAÇÃO

CATEQUESE 2021/2022

"Levanta-te! Juntos por um caminho novo."

A catequese paroquial funciona presencialmente com dois horários e distribuída em vários espaços para cumprir com as condicionantes provocadas pela covid-19. Só excepcionalmente funcionará por encontros on line  (via zoom).

Encontra-se dividida por etapas, do 1º ao 6º ano – catequese da infância e do 7º ao 10º ano – catequese da adolescência.

A adolescência continua inserida no projeto “Say Yes: aprender a dizer sim”, a nível nacional, como caminho de preparação para as Jornadas Mundiais da Juventude de 2023, em Lisboa.

A catequese está dotada de uma secretaria, instalada junto às salas de catequese, que serve de apoio para o levantamento de todo o material necessário quer para as sessões catequéticas quer para o cumprimento das orientações de segurança da DGS.

Em estreito cumprimento de regras existe um plano de contingência para a catequese.

Os coordenadores de anos reúnem-se periodicamente para avaliar e planificar todas as atividades.

O Curso de Iniciação foi feito por quase todos os catequistas.

“A grande catequista é a própria comunidade” - Irmã Arminda Faustina, diretora do departamento de catequese do secretariado nacional da educação cristã (SNEC)

horarios_catequese_2021_2022.jpg

Plano de Contigência - Catequese