Quando uma pessoa tem a convicção e a paixão por exercer alguma atividade, diz-se que essa pessoa tem uma vocação. Por outro lado, a ideia de serviço no sentido geral da palavra, refere-se à atitude de servir, ou seja, de manter uma atitude de empatia com o próximo. Assim, o conceito de vocação de serviço refere-se à inclinação vocacional orientada para atender as necessidades do outro.
SERVIÇO & VOCAÇÃO
CATEQUESE 2020/2021
"Todos família, todos irmãos!"
A catequese paroquial com as novas condicionantes provocadas pela COVID-19 funcionará por encontros quinzenais presenciais, alternando com encontros on line (via zoom).
O uso de instrumentos digitais é um desafio para a catequese e também para as famílias. Fazendo destas as protagonistas da evangelização, de modo a que se tornem famílias missionárias, em estreita colaboração com os catequistas e o Pároco.
A catequese paroquial está dividida por etapas, do 1º ao 6º ano – catequese da infância e do 7º ao 10º ano – catequese da adolescência.
A catequese da adolescência está inserida no projeto “Say Yes: aprender a dizer sim”, a nível nacional, como caminho de preparação para as Jornadas Mundiais da Juventude de 2023, em Lisboa.
A catequese está dotada de uma secretaria, instalada junto às salas de catequese que serve de apoio para o levantamento de todo o material necessário quer para as sessões catequéticas quer para o cumprimento das orientações de segurança da DGS.
Em estreito cumprimento de regras existe um plano de contingência para a catequese.
Os coordenadores de anos reúnem-se periodicamente, por via digital, e pelo menos uma vez por trimestre sob a orientação e direção do Pároco.
Quase todos os catequistas fizeram, pelo menos o Curso de Iniciação.
Toda a catequese é coordenada pelo Pároco.
“VIVER a Catequese com Alegria Evangelizadora, Confiança no Senhor, Esperança no valor da cooperação entre as pessoas e um sentido renovado de Caridade.”

Plano de Contigência - Catequese
Paróquia S. Mamede de Perafita
Calendário Out/Dez 2020


