NOTÍCIAS

Encontro Vicarial de Coros Litúrgicos em Matosinhos

interpretou Cantata de homenagem à Venerável Sílvia Cardoso

 O encontro anual dos coros litúrgicos das Paróquias da Vigararia de Matosinhos teve lugar na tarde do Domingo de “Jesus Cristo Rei e Senhor do Universo”, no passado dia 25 de novembro, na Igreja Paroquial de Matosinhos.  O Evangelho dominical deste ciclo litúrgico, que agora se concluiu, não nos oferecia então a contemplação da cena do julgamento final, em que nos são recordadas as obras de misericórdia corporais, mas pudemo-las revisitar, de viva voz, ao ouvir interpretar a comovente e belíssima Cantata “As obras de misericórdia segundo Sílvia Cardoso”, com música do Pe. Ferreira dos Santos e letra extraída de um poema do Padre Moreira das Neves. É um texto alusivo à prática das catorze obras de misericórdia, por parte da ilustre figura pacense, leiga notável da diocese do Porto com uma missão que rende glória a toda a Igreja em Portugal. Antes, porém, os presentes puderam conhecer melhor a vida desta mulher de Deus, através de uma breve apresentação biográfica feita pelo Postulador da Causa de Beatificação da Venerável Sílvia Cardoso, Pe. Samuel Guedes: “dela aprendemos que não basta praticar obras de misericórdia, mas que é preciso sermos misericordiosos e tratar a todos misericordiosamente”, disse. 

 Sob a direção musical do Padre José Joaquim Ribeiro, Pároco de Carregosa, Chave e Vila Cova de Perrinho, num trabalho há muito iniciado e desenvolvido pelo Professor Emanuel Pacheco, o magnífico templo do “Senhor de Matosinhos” encheu-se de gente e sobretudo de alegria, de emoção, de encanto, com o remate empolgante desta Cantata, que levou ao rubro a comoção espiritual de todos os presentes, cantores, instrumentistas, até que a assembleia irrompeu num aplauso antecipado e quase interminável. E não era caso para menos, tal a qualidade da obra e da sua interpretação, com “a prata da casa”, que foi “coroa de ouro” neste domingo da realeza de Cristo e um notável Ensemble Instrumental. De notar que esta foi a oitava vez, que se executou esta Cantata. A primeira ocorreu a 17 de julho de 1982, no centenário do nascimento da Venerável Sílvia Cardoso (26 de julho de 1882), com um coro de 300 vozes, constituído pelos coros litúrgicos da Vigararia de Paços de Ferreira. E a penúltima, depois de passar por Lisboa, Évora e Fátima, foi executada pelos coros das paróquias de Carregosa, no dia 17 de dezembro de 2017. Se mais alguma vez alguém mais se der a esta ingente tarefa, valerá bem a pena o esforço da sua execução e a graça da sua audição. 

Pe. Gonçalo Amaro

SOBRE NÓS

A Paróquia de S. Mamede de Perafita está inserida na Vigararia de Matosinhos, Diocese do Porto. Dela, neste momento, fazem parte 12 organismos e um Centro Social: o Centro Social Paroquial Padre Ângelo Ferreira Pinto.

LOCALIZAÇÃO

PARÓQUIA DE SÃO MAMEDE DE PERAFITA


Praceta Padre Ângelo Ferreira Pinto, nº 25
4455-469 PERAFITA

COMUNICAÇÕES PAROQUIAIS

Para receber a newsletter ANuntio e todas as

comunicações paroquiais, indique:

Copyright © 2017 Todos os direitos reservados Paróquia de S. Mamede de Perafita