NOTÍCIA

Bodas Sacerdotais

  No calendário anual há meses específicos em que sabemos com o que podemos contar. Por exemplo, em Julho, sabemos que o 1º domingo é do S. Mamede e o 2º domingo são as ordenações.

  É nesta altura do ano em que se recorda uma passagem bíblica, I Sm 3:4 (o chamamento do profeta Samuel): “o Senhor chamou Samuel e ele responde: aqui estou”.

  Assim todos os anos em Julho temos novos presbíteros e, assim também, em todos os meses de Julho, temos sacerdotes a celebrar alguma boda (agora que se arranjou designação de bodas para todos os anos de aniversário).

  Este ano a nossa paróquia viveu sobre o signo das Bodas de Prata.

  Na memória surgiu o dia 09 de Julho de 1995, onde, pelo menos, 3 presbíteros com a ligação à nossa paróquia, foram ordenados sacerdotes.

  Esses 3 sacerdotes são: Padre Joaquim Santos, natural de Perafita e aqui fez a sua Missa Nova; Padre Luís Mateus anterior pároco durante 19 anos e o Padre José Barros actual pároco há 4 anos.

  Evidentemente que esta data não poderia passar incólume, mesmo com a situação de pandemia mundial em que se vive.

  Assim, o  Conselho Pastoral Paroquial reuniu sem a presença do seu presidente e resolveu ofertar um Cristo em marfenite negra com uma gravação evocativa da data.

  Na quarta-feira, 08 de Julho, dia de eucaristia na paróquia, neste caso presidida pelo Padre Joaquim Santos e, concelebrada pelo Padre José Barros, dois representantes em nome do Conselho e da paróquia que representa, fizeram a oferta respectiva aos 2 celebrantes.

  No dia seguinte, o dia do aniversário, uma pequena delegação participou na eucaristia que o Padre Luís Mateus celebrou na Igreja de S. Bartolomeu de Fontiscos, e no final fez a respectiva entrega da oferta.

  Não foi a celebração que se pretendia e eles mereciam, mas, a situação actual que não se avizinha melhor a curto-prazo, acumulando com a dificuldade de os 3 sacerdotes serem párocos de 6 paróquias, o que torna difícil reuni-los num único momento de tempo e espaço, levou a esta opção de lembrar a data e lhes agradecer a sua disponibilidade e serviço.

  Bem Haja aos 3 sacerdotes e a tantos outros que num determinado dia das suas vidas fizeram como o profeta Samuel e responderam: “Aqui estou Senhor!.”

F.A.

SOBRE NÓS

A Paróquia de S. Mamede de Perafita está inserida na Vigararia de Matosinhos, Diocese do Porto. Dela, neste momento, fazem parte 12 organismos e um Centro Social: o Centro Social Paroquial Padre Ângelo Ferreira Pinto.

LOCALIZAÇÃO

PARÓQUIA DE SÃO MAMEDE DE PERAFITA


Praceta Padre Ângelo Ferreira Pinto, nº 25
4455-469 PERAFITA

COMUNICAÇÕES PAROQUIAIS

Para receber a newsletter ANuntio e todas as

comunicações paroquiais, indique:

Copyright © 2017 Todos os direitos reservados Paróquia de S. Mamede de Perafita