ADESÃO INFORMAL

Todo aquele que já esteve (ou está) apaixonado sabe a alegria contagiosa que abrasa o seu coração, ao ponto de querer transmitir a sua paixão aos outros.

Assim é com os escuteiros, gostam tanto do seu movimento, do seu ideal que querem que outras crianças/jovens, façam a experiência de ser escuteiros.

Por isso, todos os anos, normalmente em Julho, o 608 abre as portas para que crianças e jovens, venham experimentar por um dia o que é ser escuteiro.

A esse dia chamamos Adesão Informal.

As crianças/jovens são colocados na secção com o escalão etário correspondente à sua idade. Durante essa manhã, são inseridos nos grupos próprios, fazendo as atividades típicas dessa secção.

Os lobitos que são os mais pequenos, tem uma campanha entre si que é:

“traz um amiguinho(a)” para vir experimentar! Nas secções seguintes além de procurarem trazer amigos, familiares, conhecidos e vizinhos que não são escuteiros, também recebem aqueles que já são escuteiros e que no próximo ano transitarão para essa secção. Procura-se dar alguma vivacidade e alguns são “conquistados” outros nem tanto, mas, a perspectiva é mesmo essa, porque já São Paulo nos dizia que temos diferentes carismas, mas também dizia: formamos um só corpo em Cristo Jesus.

O importante é que a comunidade consiga dar resposta às necessidades e anseios das nossas crianças/jovens, procurando educá-los na nossa matriz identitária de forma a serem cidadãos bem formados e felizes submetidos ao propósito do fundador do Escutismo: “procurai deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrastes.... “