Quando uma pessoa tem a convicção e a paixão por exercer alguma atividade, diz-se que essa pessoa tem uma vocação. Por outro lado, a ideia de serviço no sentido geral da palavra, refere-se à atitude de servir, ou seja, de manter uma atitude de empatia com o próximo. Assim, o conceito de vocação de serviço refere-se à inclinação vocacional orientada para atender as necessidades do outro.

SERVIÇO & VOCAÇÃO

GRUPO DE ACÓLITOS

Acólito - é o ministro litúrgico que serve o presidente e o altar.
In Manual do Acólito

Pela definição que nos apresenta o Manual do Acólito facilmente percebemos que o Grupo de Acólitos desempenha as suas funções na Igreja, ajudando o Presidente na celebração das Eucaristias dominicais e outras Celebrações do Calendário Litúrgico, servindo também a Comunidade paroquial.

O grupo de Acólitos de S. Mamede de Perafita conta atualmente com cerca de 15 elementos com idades compreendidas entre os 11 e os 38 anos de idade, estando em formação, no ano pastoral 2016/2017, 6 crianças que serão futuramente investidas acólitos.

O nosso logótipo, criado por um antigo acólito, apresenta:

LETRAS “A” E “P” – “A” de Acólitos, a função que desempenhamos na nossa comunidade, e “P” de Perafita, paróquia onde estão inseridos;

CRUZ – simboliza Cristo que nos convida a celebrar com Ele e a O levarmos connosco no final de cada Eucaristia para a vida quotidiana.

TERÇO – símbolo de Maria, Mulher do “SIM” ao projeto de Deus e que é para acólito um modelo a seguir.

Para que o serviço desempenhado pelo acólito seja feito com dignidade e conhecimento, o grupo tem participado em encontros de formação teórica e prática a nível paroquial, vicarial e diocesano. Nos momentos de formação temos contado com a colaboração dos Padres, Seminaristas e Diáconos que vão passando por esta paróquia.

O grupo participa ativamente nos dias Vicariais do Acólito e na Peregrinação Nacional a Fátima.

Antes de cada celebração o acólito prepara-se devidamente para o serviço que vai prestar, quer na veste da alva, quer rezando a seguinte Oração do Acólito:

Senhor Jesus Cristo,
sempre vivo e presente connosco,
tornai-me digno de Vos servir no altar da Eucaristia,
onde se renova o sacrifício da cruz
e vos ofereceis por todos os homens.

Vós, que quereis ser para cada um o amigo
e o sustentáculo no caminho da vida,
concedei-me uma fé humilde e forte,
alegre e generosa, pronta para vos testemunhar e servir.

E porque me chamastes ao Vosso serviço,
permiti que Vos procure e Vos encontre,
e, pelo sacramento do Vosso Corpo e Sangue,
permaneça unido a Vós para sempre.

Amén.