Acagrup 2018-2019

O escutismo em Perafita aproxima-se dos 40 anos (11 de Maio de 2020).

Como movimento educativo, procuramos desde tenra idade, conduzir as crianças e jovens através do Método do Projecto (antigo no escutismo e recentemente descoberto na escola) e, desenvolver a ideia de planificar os seus sonhos e as acções necessárias que os concretizem.

Esse hábito de planificar, impulsiona que se comece a preparar, atempadamente, um aniversário com tanto significado.

Nesse sentido foi criado um novo imaginário (viver uma história é sempre mais fácil de transmitir conteúdos) que inclui agentes secretos, combatea o esquecimento e uma esmeralda (visto que os 40 anos são as chamadas Bodas de Esmeralda).

A opção é clara: recordar todos aqueles que contribuiram para o sucesso deste projecto nestes 40 anos.

Assim, nos passados dias 10 e 11 de Novembro, o 608 realizou o seu Acagrup, no Centro Juvenil S. João Bosco, em Campanhã, no Porto.

Embora o tempo não estivesse muito disposto a este tipo de atividades, foi possível que os nossos jovens escuteiros pudessem experimentar uma “Escola de Agentes Secretos”.

O escutismo é assim mesmo, aprender a brincar.

No sábado à noite, o tradicional Fogo de Conselho onde se partilha conhecimentos e animação.

Uma noite bem passada, a escutar a chuva a cair com a passagem de mais uma daquelas tempestades com direito a nome próprio.

A manhã de domingo foi das secções e da parte de tarde, contamos com a presença do nosso assistente Pe. Barros e da irmã Goreti que nos falou da Bíblia.

Concluímos com a investidura de guias e de outros cargos.

Foi mais um momento da família escutista 608 que se lança assim para esse grande desafio que é recordar 40 anos da sua história que é também história da comunidade eclesial da Paróquia de Perafita.

Estejam alerta para ver se descobrem os “agentes secretos”.

Fernando Andrade