Acagrup 2019-2020

“O quadrado está feito. De um lado, a Ala dos Namorados, do outro os arqueiros...os lobitos, os exploradores, os pioneiros, os caminheiros, os animadores...estão a preparar-se para a grande batalha da nossa história.”

Esta foi uma parte importante daquilo que foi o Acagrup.

Todos os anos, no fim-de-semana, mais próximo de 06 de Novembro, dia litúrgico de S. Nuno de Santa Maria, o 608, realiza a sua investidura de guias. Nestes 3 últimos anos, optamos por fazê-lo em regime de acampamento (acantonamento para os lobitos ou para todos se for necessário plano B por mau tempo).

S. Nuno de Santa Maria é o patrono do nosso agrupamento, dos dirigentes e do CNE. Como tal, funciona como uma referência para nós, principalmente, para os guias, dado que também ele foi um líder, primeiro como distinto militar e comandante e, depois, exemplo como guia ao servir como humilde servo a distribuir sopa aos necessitados.

Esta referência positiva aos nossos guias, serviu de mote principal  a este Acagrup, no entanto, aproveitamos a presença de uma grande parte do agrupamento (que aumentou consideralvemente com a alteração do dia de actividade para o sábado) para abordar aspectos relevantes no desempenho dos cargos que tem nas suas unidades, bem como, realçando as prioridades educativas do agrupamento para este ano escutista.

Embora o tempo não colaborasse (o sábado de manhã foi uma verdadeira tempestade), graças às excelentes condições do Centro de Formação Padre Horácio Cura, na Palhaça, onde estivemos nos passados dias 09 e 10 de Novembro, foi possível desenvolver uma actividade com sucesso que por certo o presente  e o futuro colherá os frutos de tão boa acção...e o S. Nuno foi vivencidado, especialmente com a última acção...uma simulação adaptada da mais famosa batalha da história de Portugal, a batalha de Aljubarrota.