37º ANIVERSÁRIO DO 608

Há uma expressão popular que nos recorda a temporalidade da nossa existência que diz: “esta vida são 2 dias”.

Às vezes, parece verdade – a vida passa tão rápida, mas, tão rápida que não dá para acreditar que já passaram 37 anos que se fundou o Agrupamento 608 Perafita do CNE - Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português.

Sim, é verdade. Já passaram 37 anos, no passado dia 11 de Maio. Num tempo do já e agora, uma instituição celebrar 37 anos é muito tempo.

Hoje em dia, fruto do imediatismo há necessidade de se criar celebrações para tudo e, assim, parece que 37 anos são consideradas Bodas de Aventurina.

Não sendo crente nem conhecedor dos pretensos significados das pedras e cristais, impunha-se uma pequena investigação sobre a referida e descobre-se:

• A aventurina não é muito conhecida aqui na Europa.

• Aventurina é um cristal com muitas qualidades positivas e proporciona um bem-estar geral da infância à maturidade, ela pode influenciar positivamente em todos os aspectos da sua vida.

Reforçando uma vez mais, a ideia de não crença, no entanto, aproveitamos a terminologia. Todas as qualidades referidas são um bom cartão de visita para o escutismo. A palavra aventurina, faz lembrar aventura. E, a palavra aventura, não só é muito conhecida pelos escuteiros, como também, concretiza plenamente o nosso percurso do 37 anos.

O 608 é uma aventura porque:

• Um projeto de educação é sempre uma aventura porque não se controla todas as variantes;

• Como movimento fronteira – ser um projeto de educação vocacional de cariz católico ainda é uma aventura maior;

• Teve de recrutar e ter ao dispor adultos voluntários (ao longo destes anos foram mais de 70) e não é fácil, bem pelo contrário;

• Não é fácil dar uma resposta assertiva ao milhar de elementos que já passaram nas nossas fileiras;

• Nem sempre foi fácil poder afirmar a nossa especificidade no âmbito da nossa comunidade;

• É difícil continuar o sonho, numa linguagem atualizada sem perder a nossa matriz identitária.

Estes são os desafios que perseguiremos rumo ao 38º aniversário a todos os outros que se seguirão.

Um agradecimento especial aos nossos 3 assistentes (Pe. Ângelo, Pe. Mateus e Pe. Barros), aos familiares e amigos e a toda a comunidade de Perafita que nos acolhe e acarinha.

Agrupamento 608