40º Aniversário do 608

Todos nós sabemos que a sabedoria de um povo se vai acumulando com o tempo, ao ponto de conseguir criar ditos, adágios e provérbios que se adequam a quase todas as situações.

Neste tempo anómalo, há um dito que nos vem à memória: “Quem não tem cão, caça com gato.”

A evocação deste ditado, prende-se com o 40º aniversário do Agrupamento  608 Perafita do CNE.

Tinhamos  planeado um grande 40º aniversário da fundação do 608, mais que não fosse para podermos contar com a presença máxima de fundadores.

No entanto, não somos donos do destino e um pequeno vírus alterou a vida e as prioridades de todo o mundo nestes últimos meses e nos que se aproximam.

Muito bem, os escuteiros são conhecidos por em regra geral serem “desenrascados”, portanto, se não se tem “cão”, caça-se com “gato”.

Assim em lugar da Concelebração que estava marcada para 11 de Maio, dia próprio do 40º aniversário, tivemos uma missa privada com 7 pessoas, transmitida em direto numa famosa rede social, enquanto muitos dos nossos elementos e familiares, participavam em simultâneo numa determinada plataforma de reuniões.

A grande festa com diversas dinâmicas estava programada para o sábado 16 de Maio, foi substituída pela partilha de videos de cada secção com a participação dos seus elementos.

A completar tivemos a mensagem de 7 dirigentes que tiveram a responsabilidade de, em determinado momento, serem Chefes de Agrupamento, além da mensagem do anterior assistente, da madrinha do agrupamento e a partilha da homília do dia 11 de Maio do nosso actual assistente.

Divulgamos uma moldura para aplicar na foto de perfil que teve muita projecção durante a semana do aniversário.

A conferência será adiada para uma data posterior.

Não era o que tínhamos sonhado, mas, na verdade, como quando vamos acampar e chegamos ao local e as mesas, assentos e cozinhas não estão prontas, também desta vez, nós construímos alternativas, na esperança de que mellhores dias virão e nos possamos juntar todos a celebrar o 40º e os restantes aniversários pela eternidade fora.

608 Perafita