3º Encontro Vicarial

No passado dia 14 de Maio concluiu-se o ciclo de 3 Encontros Vicariais do ano pastoral 2017/2018, subordinadas ao tema inspirado numa frase do malogrado Bispo do Porto D. António Francisco dos Santos: “os pobres não podem esperar”.

Este último encontro teve lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos e contou com a presença de 2 oradores: o Dr. Paulo Rangel, eurodeputado e o bispo auxiliar do Porto, D. Pio Alves, moderados pelo vice-presidente da Câmara de Matosinhos, Dr. Eduardo Pinheiro.

A metodologia usada ao longo dos 3 encontros foi o método de trabalho da Acção Católica: VER – JULGAR – AGIR.

Este encontro foi centrado na acção.

Da parte do eurodeputado houve um apelo a uma maior participação cívica. Enquanto cidadãos, temos que ser mais empenhados na política e na restante vida social.

Segundo as palavras dele, a Igreja faz muito, e bem, mas, “mostra-se” pouco.

Por outro lado, D. Pio Alves, referiu que a Igreja tem se manifestado sem se colocar em bicos de pé, mas, não compreende o porquê do Estado, ostensivamente, ao longo dos anos, não respeitar áreas de intervenção onde a Igreja já tem tradição, como por exemplo, na saúde, na educação e na assistência, legislando contra ou edificando nas proximidades alternativas. Reforçando com números concretos a acção da Igreja nas áreas evocadas.

O Salão estava praticamente cheio, no entanto, houve sessões anteriores com mais presenças.

Assim se fechou este ciclo, onde no seguimento das propostas do Papa Francisco e de D. António Francisco, se refletiu sobre a necessidade de uma Igreja de mangas arregaçadas no apoio à pobreza visível e invisível.

Fernando Andrade