38º Aniversário Agrupamento 608

O fundador do escutismo, Baden-Powell, além de célebre militar, foi um escritor cativante e excelente desenhador.

No livro Escutismo para Rapazes, escrito em 1907, o livro fundador do escutismo, usa frequentemente os seus desenhos para enriquecer o texto motivador.

No final do livro, há um desenho que apresenta um carvalho e perto, no solo, uma bolota proveniente do carvalho.

Essa pequena bolota chama-se Brownsea, uma ilha histórica onde ele fez a experiência prática com 20 jovens de vários escalões sociais se o escutismo funcionava e foi dessa experiência que nasceu o escutismo.

Se, eventualmente, há 38 anos BP fosse vivo, poderia ter acrescentado ao seu desenho uma bolota com a designação de 608 Perafita.

Sim, o 608 celebrou o 38º aniversário da sua fundação no passado dia 11 de Maio.

A referência à bolota é óbvia, não só porque nos liga à origem do escutismo e ao seu fundador, mas, porque, os 38 anos são considerados, bodas de carvalho.

O carvalho é uma árvore com muita simbologia em diversas religiões e mitologias.

No cristianismo é um símbolo da firmeza de Cristo.

Como qualquer carvalho o 608 já teve de passar por muitas ventanias, mas, permanece firme, assim também, se consolida a  sua história ao longo destes 38 anos.

A finalizar, podemos dizer que a bolota, também chamada de glande é um símbolo comum de vida e imortalidade.

Uma vez mais temos que agradecer à nossa paróquia, na qual se sustentam as fortes raízes que permitem a esta “árvore” dar o fruto que se vai perpetuando ao longo dos anos.

Agrupamento 608