24horas para o Senhor 2019

...e se de repente alguém lhe oferecer um abraço gratuito?

É uma experiência estranha. Neste mundo materialista, raramente, alguém dá algo sem esperar retorno.

São com pequenos gestos como estes que se transforma o mundo. São com pequenos gestos como estes em que se chega a quem já (ou por agora) não vem à Igreja.

Entretanto, na Igreja, o quadro magnífico de Rembrandt: o retorno do filho pródigo.

Com é típico nesse pintor, o mestre da luz e sombra, o fundo é escuro e a luz incide no que pretende destacar.

Um ofício de leitura introduz as 24 Horas para o Senhor.

O quadro tem 2 focos de luz: no rosto do pai e no rosto do filho mais velho.

A adoração segue, em turnos de uma hora. Cada hora um a dois grupos, ora são invocações, leituras, preces, cânticos, ora é o silêncio.

O tal filho pródigo está ajoelhado aos pés do pai que o afaga com um abraço. Não se vê o rosto, porque ele é cada um de nós, não tem um rosto, tem todos os possíveis.

Toda a noite os grupos se revezam na adoração.

O pai afaga o filho que retorna. O rosto da misericórdia.

Nas costas do pródigo, as duas mãos, uma mais áspera outra mais suave, mostrando-nos que Deus é simultaneamente pai e mãe.

O filho mais velho inveja.

É preciso penitência. Recordar o sofrimento de Cristo.

As 24H para o Senhor, terminaram com a Via Sacra a percorrer as ruas do Bairro das Flores.

Velas à janela e a Igreja em marcha vai recordando a Via Dolorosa.

Assim, a paróquia de S. Mamede de Perafita, em comunhão com todo o mundo católico, vivenciou entre 29 e 30 de Março, este momento especial anual proposto pelo Papa Francisco.

FA